29 de agosto de 2014

Universidade Estadual da Paraíba firma convênio com Prefeitura de Sapé para formação continuada de professores

sap2O Reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, recebeu na manhã desta quarta-feira (27), em seu gabinete, no Câmpus de Campina Grande, o prefeito de Sapé, Flávio Roberto Malheiros Feliciano, para juntos assinarem um convênio de parceria entre a Secretaria de Educação daquele município e a Instituição. Participaram da reunião a pró-reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância (PROEAD), Eliane Moura; o secretário de Educação do município de Sapé, Kildare André Lima de Freitas; e a gerente pedagógica de Sapé, Lucia Maria Pereira Leite.
Segundo Kildare Freitas, a busca por firmar parceria com a UEPB surgiu a partir da necessidade em prestar formação continuada aos professores da rede municipal de Sapé, tendo em vista um melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador do Governo Federal.
De acordo com a professora Eliane Moura, este tipo de solicitação vem sendo feita por diversas prefeituras e a Pró-Reitoria procura atender a todas, discutindo as principais necessidades e delineando propostas para os encontros de capacitações, que ocorrem geralmente às sextas-feiras e aos sábados. Através desta assinatura, Sapé consta como o segundo município a firmar parceria com a UEPB, através da PROEAD. O primeiro convênio foi firmado com a Prefeitura de Campina Grande.
Para a gerente pedagógica Lúcia Leite, a parceria é importante porque tem em vista as próximas avaliações do IDEB e a possibilidade de alcançar um crescente nível de aprendizado. “Com ações de educação como esta a UEPB só tem a melhorar o nosso município”, afirmou.
Equipe capacitada
Professores pós-graduados em diversas áreas do conhecimento, como Pedagogia, Letras, Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e demais licenciaturas da UEPB foram convocados a participar do aperfeiçoamento prestado aos docentes de outros municípios, em um sistema chamado de “Formação do Formador”.
“A PROEAD possui equipe multidisciplinar de projetos pedagógicos para educação continuada nos municípios paraibanos. Nosso trabalho vai desde a educação infantil ao ensino médio, sempre no sentido de melhorar a prática dos professores em sala de aula”, explicou a pró-reitora Eliane Moura, acrescentando que o projeto ainda envolve alfabetização de jovens e adultos, educação em comunidades quilombolas e diversos níveis de ensino e temáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário