5 de agosto de 2014

Santa Rita passa a integrar rede cardiológica pediátrica: Círculo do Coração.

Município recebeu a caravana do coração no último sábado, 02.
No último sábado, 02 de agosto, no auditório da Fundação Flávio Ribeiro Coutinho aconteceu reunião de apresentação do Projeto Círculo do Coração que chega a Santa Rita para promover diagnóstico e tratamento de cardiopatas. O projeto é um paralelo de formação de profissionais e de assistência através da atenção básica de saúde, que é a primeira linha da ação, onde é realizada a triagem das crianças. Monitorando nascimento e diagnosticando doenças cardíacas com o auxílio de médicos especializados que acompanham hospitais à distância através da internet.
 Estiveram presentes, Irmã Neuza, representando o Hospital Flávio Ribeiro Coutinho, o Secretário Gilvandro Anjos, representando a Saúde e a Educação do município, Socorro Menezes e Camila Soares, representando o Departamento de Atenção à Saúde Básica do município e Germano Costa, Secretário-Adjunto de Comunicação Institucional, representando a Comunicação do município. Além do Paulo Coelho Vieira, diretor de projetos do círculo do coração. Santa Rita entra no círculo que é composto por atendimentos nas cidades de: Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Princesa Isabel, Monteiro, Esperança, Picuí, Guarabira e Itabaiana.
 A caravana realizou 100 atendimentos na cidade. É a primeira vez que Santa Rita entra no ciclo e agora tem acesso à Telemedicina que conta com suporte de médicos e enfermeiras, 24 horas através de aplicativo na internet. "Os profissionais terão o auxílio necessário para o diagnóstico e tratamento, tudo através de um clique", afirma Paulo Coelho. Os atendimentos na Paraíba são realizados no Hospital Arlinda Marques e para os casos mais complexos, os pacientes serão enviados para o Real Hospital Português, no Recife. O projeto conta com o apoio da universidade do Porto, em Portugal, e de outros centros de pesquisas em todo o mundo. 
 O programa, pioneiro no país, é fruto de uma parceria entre a associação Círculo do Coração de Pernambuco e o Governo da Paraíba, por meio de convênio firmado com a Secretaria Estadual de Saúde, no dia 17 de outubro de 2011.  E já foram realizados mais de 60.000 mil atendimentos. 

Assessoria da Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário