29 de agosto de 2014

Cineclube Machado Bittencourt promove exibição em homenagem aos 33 anos de morte de Glauber Rocha

O Cineclube Machado Bittencourt, projeto de extensão do Departamento de Comunicação (DECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), prestará uma homenagem ao cineasta brasileiro Glauber Rocha, falecido há 33 anos, com a exibição, nesta sexta-feira (29), do filme “Terra em Transe”, filmado em 1967. A sessão acontece, a partir das 16h, na Sala 213 do Centro de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó.
“Terra em Transe” é um filme contemporâneo que mesmo tendo sido produzido há mais de três décadas permanece atual, retratando uma realidade que não é muito diferente dos episódios ocorridos em 1967. No filme, Glauber realizou a primeira análise profunda e profética para o pensamento da esquerda oficial. “É como se ele tivesse feito uma profecia” observou o professor Rômulo Azevedo, idealizador do Cineclube.
O filme foi considerado pela crítica uma obra-prima de Glauber Rocha e recebeu o Prêmio Internacional da crítica no Festival de Cannes. No filme, o senador Porfírio Diaz (Paulo Autran) detesta seu povo e pretende tornar-se imperador de Eldorado, um país localizado na América do Sul. Porém, existem diversos homens que querem este poder e resolvem enfrentá-lo.
Glauber de Andrade Rocha morreu no dia 22 de agosto de 1981, aos 42 anos, no Rio de Janeiro, devido a problemas broncopulmonares. Ele foi apontado como um dos líderes do cinema novo, do movimento vanguardista, e o responsável por uma grande renovação do cinema brasileiro, na década de 1960.

Nenhum comentário:

Postar um comentário