12 de agosto de 2013

CULTURA OU BÍBLIA? O DESAFIO DE SER PAI

Pr.Gilson Jr

Muitos gostam de ressaltar a paternidade de Deus com uma frase popular no mínimo duvidosa: “Deus é Pai não padrasto”. O que essa frase significa? Qual o sentido real dela? Que ser pai é ser bonzinho e ser padrasto é ser um monstro? A vida tem mostrado que isso não é sempre verdade, pois muitos pais são relapsos, crápulas, indignos e nem se preocupam com os filhos que geraram, enquanto que muitos padrastos agem com um amor e cuidado paternal sem igual. Para mim, essa visão é muito pobre, pois ressalta um conceito indigno da pessoa de Deus. Esse conceito se baseia numa falsa concepção de paternidade que se aproxima muito do paternalismo tão bem conhecido em nossa sociedade brasileira.
Infelizmente vivemos numa sociedade que foi construída com a visão de família muito fragmentada, de modo que esses conceitos influenciam a relação pessoal com Deus. No início da colonização não havia mulheres europeias por aqui e uma das soluções foi a de juntar-se às índias. Observemos que a ideia de juntar-se numa relação sem formalismos não é de hoje. Aliás, muitas índias se entregavam aos brancos, pois os índios consideravam normal a poligamia. Os tupis, por exemplo, tinham o hábito de oferecer uma mulher a todo o estranho que fosse viver entre eles. Homens como o aventureiro e explorador português João Ramalho (1493-1580) adotaram muitos dos seus usos e costumes. As crianças nascidas desses amancebamentos eram chamadas curibocas, na língua tupi. Para os brancos, eram mamelucos.
O interessante é como esses conceitos se perpetuaram sem que houvesse um questionamento. Os portugueses que aqui chegaram rapidamente se adaptaram ao estilo indígena. Um homem desejando casar, perguntava a mulher e se a resposta fosse positiva, ao homem bastava pedir permissão ao pai ou a um parente mais próximo. Dada a permissão os “noivos” já se consideravam “casados”. Não havia cerimônias e se ficassem fartos do convívio, consideravam a relação desfeita, e ambos podiam buscar novos parceiros. Além disso, entre os índios havia uma grande liberdade sexual antes do casamento e as moças podiam ter relações com índios ou europeus, e isso não era visto como desonra. Quando as mulheres africanas chegaram aqui essa visão se expandiu. Os portugueses já estavam familiarizados com elas desde o século XV. Portanto, muitos deles acabaram se amancebando ou casando com muitas delas e surgiram assim as famílias mestiças e mulatas. O casamento oficial não era cogitado nestes casos e o normal era que as pessoas começavam a morar juntos e ter filhos.
Qual o conceito de pai que nossa cultura desenvolveu? Diante desse quadro histórico fragmentado não é de ficar admirado que muitos homens não tenham agido no passado como verdadeiros pais, que essa concepção errada de ser pai tenha se transmitido por tantas gerações e assim muitas pessoas tenham uma enorme desconfiança da paternidade Divina. Talvez alguém pense que essa análise seja meio forçada, mas se pensarmos com mais atenção, a cultura se perpetua, muitas vezes de maneira inconsciente.
O Evangelho é a contracultura e um dos aspectos da pregação de Cristo é a mudança dos paradigmas e dos conceitos, substituindo-os pelo padrão Divino. E qual é o padrão Divino? Para Deus, família é algo sério, formado por um homem e uma mulher numa relação alicerçada no amor, no respeito e na mutualidade (Gênesis 2:24; Malaquias 2:4). Aos homens cabe a responsabilidade da liderança de sua família, pautando-se no amor incondicional por sua esposa (Efésios 5:25), vivendo com discernimento e compreendendo a fragilidade delas (1Pedro 3:7), educando seus filhos no temor do SENHOR (Deuteronômio 6:4-13; Efésios 6:4; Colossenses 3:21). Às mulheres são chamadas a serem auxiliadoras fiéis de seus maridos (Gênesis 2:18), cuidando bem de seu lar (Provérbios 31:27), sendo submissas aos seus maridos como a Cristo (Efésios 5:22; 1Pedro 3:1).
Qual o problema? Na nossa cultura os valores do Reino sobre a família são desprezados, inclusive pelos crentes, que muitas vezes preferem seguir um padrão familiar ou uma tradição. E assim, as pessoas querem ter um pai que faça tudo e não cobre nada. Muitos veem com raiva e pavor os conceitos do pai bíblico: “Corrige teu filho, e ele te dará descanso, sim, ele agradará teu coração” (Provérbios 29:17).
Por isso muitos querem ver Deus como um pai indulgente, condescendente no exercício de Sua autoridade. Mas isso não ser pai; é querer um paternalismo Divino que só dá coisas e não exige nada. No entanto, Deus diz claramente: “Meu filho, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te canses da sua repreensão; porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai repreende o filho a quem quer bem” (Provérbios 3:11,12). O Escritor aos Hebreus tomando por base Provérbios acrescenta: “É visando à disciplina que perseverais. Deus vos trata como filhos. Pois qual é o filho a quem o pai não disciplina? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, então, não sois filhos, mas filhos ilegítimos” (Hebreus 12:7,8).
Qual o filho que o pai não disciplina? Ser pai é uma tarefa difícil, árdua, solitária e incrivelmente prazerosa se ela for vivenciada nos princípios divinos. Os pais que não amam seus filhos não se importam com disciplina, não sofrem com a tarefa de orientar, educar e corrigir. Mas os que amam seus filhos – assim como Deus ama os Seus – vão se esforçar todos os dias num padrão que estará acima daquele que a cultura e a mídia determinam. Um pai que deseja ser como o Pai celestial não medirá esforços em educar seus filhos no caminho correto, mesmo que isso lhe faça chorar. Um pai segundo Deus tem essa verdade acima da cultura: “Saberás no coração que o SENHOR, teu Deus, te corrige, assim como um homem corrige o filho” (Deuteronômio 8:5).


A todos os pais que lutam em ser melhores, Feliz Dia dos Pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário