15 de agosto de 2013

Assembleia realiza sessão itinerante em Guarabira na sexta-feira


14-8-13_JG SESSÃO ORDINÁRIA (14)

A Assembleia Legislativa da Paraíba realiza sessão itinerante, na Câmara Municipal de Guarabira, sexta-feira (16), a partir das 9h, para discutir a possibilidade de inclusão dos municípios da Borborema e Agreste como áreas de clima semiárido. A sessão é uma propositura do deputado estadual Frei Anastácio (PT).
 Segundo o parlamentar, a sessão é fruto de solicitação de sindicatos rurais, da ASA – Articulação do Semiárido – e Polo Sindical da Borborema.  “Essa proposta surgiu em reunião no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guarabira, onde tivemos a participação dos sindicatos rurais de Alagoa Seca, Matinhas, Guarabira, Alagoa Nova, Lagoa de Dentro, Peõezinhos, Massaranduba, Pilões, Serra Redonda, Alagoinha, Pirpirituba, Cuitegi, Belém, Mulungu, Sertãozinho e Mari, bem como representantes do crédito Agrícola do Estado e do projeto de assentamento da reforma agrária Redenção, no município de Pilões, além do deputado federal Manoel Júnior”, disse o deputado.
 Frei Anastácio explicou que na última atualização, não houve inclusão de municípios que poderiam ser considerados semiáridos, que poderiam ter sido incluídos nessas condições. “Com essas regiões incluídas no semiárido, seria possível conseguir recursos do governo federal para minimizar os efeitos da seca”, destacou.
O deputado afirma que considerada zona de transição da Zona da Mata paraibana e Sertão, o Agreste possui características prementes determinadas que se adequam ao que determina a lei federal como caracterização de regiões semiáridas.
“Sendo assim, é preciso reunir material substancial para que dessa sessão possa sair um documento, atestado pela Casa de Epitácio Pessoa, UFPB, UFCG e todos os segmentos, que possibilitem referendar a reivindicação, que será entregue a presidenta Dilma e ao Ministério da Integração Nacional”, explicou o deputado,
O petista acrescentou que uma nova janela de inclusão de regiões no Semiárido será aberta em 2014 e é preciso acelerar os estudos e reunir os documentos necessários para que essa região seja contemplada.

Fonte: Assessoria do Deputado Frei Anastácio
Foto: Josivan Gomes/ALPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário