27 de dezembro de 2014

Universidade Estadual da Paraíba conquista aprovação de mais um Doutorado Interinstitucional

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) conquistou a aprovação de mais um Doutorado Interinstitucional (Dinter) para a Instituição. Desta vez, o Dinter é na área de Enfermagem e executado em parceria com a Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). O programa foi confirmado com nota 4 durante reunião do Conselho Técnico-Científico (CTC) da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), realizada entre os dias 8 e 12 de dezembro.
O Doutorado dá continuidade ao curso de Mestrado do Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem UPE/UEPB, implantado em 2009, que constituiu um marco histórico para a área da Enfermagem brasileira na modalidade “Associado”, sendo o primeiro curso deste tipo em âmbito nacional.
A proposta acadêmica do Doutorado será organizada em torno da área de concentração “Enfermagem e Promoção à Saúde”, abrangendo três linhas de pesquisa: “Fundamentos do Cuidar na Saúde e Enfermagem na Promoção à Saúde”, “Políticas e Práticas da Saúde e Enfermagem em Promoção à Saúde” e “Enfermagem em Promoção e Vigilância à Saúde”.
Para a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, professora Maria José Lima, este fato vem contribuir para ampliar a pesquisa na região Nordeste, principalmente nas cidades de Recife (PE) e Campina Grande (PB). “A aprovação desse novo curso de Doutorado na UEPB, em parceria com a UPE, vem demonstrar a consolidação do programa de pós-graduação na área de Enfermagem na UEPB”, ressaltou.
A previsão é de que o edital seja lançado na segunda quinzena de janeiro e a seleção dos interessados aconteça no mês de fevereiro. As aulas, conforme informou a professora Inácia Xavier França, que vai coordenar o Doutorado na UEPB, terão início no dia 9 de março. A princípio, a UEPB estará oferecendo cinco vagas, mas esse número poderá ser ampliado.
As aulas presenciais do Doutorado serão ministradas no Câmpus I da UEPB, em Campina Grande, e na Universidade Estadual de Pernambuco. Uma equipe já está trabalhando no sentido de planejar e detalhar o novo Doutorado da Instituição. Em janeiro, a equipe volta a se reunir para acertar os detalhes do Edital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário