22 de dezembro de 2014

Primeiros doutores da UEPB são formados nas áreas de Tecnologia Ambiental e Literatura e Interculturalidade

O ano de 2014 está terminando com uma importante conquista para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na sua área de pós-graduação: a formação dos primeiros doutores qualificados essencialmente pela Instituição. Neste mês de dezembro, três alunos concluíram seus doutorados pela UEPB, sendo um do Doutorado em Literatura e Interculturalidade e dois do Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental. 

Carlos Adriano Ferreira de Lima (Literatura e Interculturalidade), Heraldo Antunes Silva Filho e Elivânia Vasconcelos Morais dos Santos (Ciência e Tecnologia Ambiental) são os primeiros doutores integralmente formados pela Instituição. Até então, os doutorandos que encerravam suas pesquisas na UEPB faziam o curso que era proporcionado em parceria com outras universidades. Agora, levando em consideração a existência de três cursos de Doutorado na UEPB, a projeção é de, em cinco anos, a Instituição ter formado integralmente quase 100 novos doutores, conforme destacou a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Maria José Lima.

“Nossa pós-graduação é relativamente nova, começou a efetivamente receber investimentos apenas nos últimos 10 anos, mesmo a UEPB já tendo quase meio século de existência. Então, essa é uma conquista muito importante, especialmente porque estamos formando estes doutores em áreas muito relevantes e com um nível muito elevado de pesquisas que estão dando uma contribuição muito significativa para a sociedade paraibana. E se torna ainda mais importante pelo fato de que, mesmo com todas as dificuldades que vem enfrentando, a UEPB não deixa de promover o conhecimento e o desenvolvimento da Paraíba”, disse a pró-reitora.

Essa conquista também foi valorizada pelos coordenadores dos respectivos cursos. O professor Antônio Carlos de Melo Magalhães, coordenador do Doutorado em Literatura e Interculturalidade, apontou o grande serviço que a UEPB já passa a ampliar a partir de agora, uma vez que a Instituição está possibilitando o investimento na formação docente, levando em consideração que todos os doutorandos do curso já são professores universitários e a partir de agora terão ainda mais bagagem para repassar aos seus alunos.

“Os nossos alunos já são professores de universidades na Paraíba, no Ceará e em Pernambuco. A conclusão dessa primeira turma de doutores é muito importante para o impacto positivo que isso dará na formação dos alunos da graduação. A UEPB presta um importante serviço para a sociedade, já que este Doutorado está sendo oferecido 100% pela Instituição, o que representa uma retribuição ao investimento que é feito pelo povo paraibano na Universidade”, destacou o professor Antônio.


Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, professor José Tavares Sousa, as pesquisas que foram apresentadas pelos novos doutores representam uma grande contribuição para a geração de conhecimento em uma área que a cada dia se torna decisiva para o futuro do planeta, de modo que com estes estudos muito pode ser feito em prol do meio ambiente, para oferecer alternativas de melhoria para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário