22 de dezembro de 2014

Reitor Rangel Junior autoriza abertura do processo licitatório para construção da pista sintética de atletismo do DEF


def5


DEF7

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) autorizou nesta sexta-feira (19), a abertura do processo licitatório para construção da pista sintética de atletismo do Departamento de Educação Física da Instituição. O ato de autorização aconteceu no hall do Prédio Administrativo, no Câmpus de Bodocongó, e contou com a presença de alunos, professores, pró-reitores e profissionais do esporte.

A pista será construída no Câmpus I, em Bodocongó, e quando estiver funcionando vai colocar Campina Grande entre as principais cidades da região capaz de oferecer totais condições para a realização de competições em níveis regional, nacional e internacional. A obra está orçada em R$ 6.122.448,98 milhões, com contrapartida principal do Ministério dos Esportes, no valor de R$ 5.816.326,00 milhões, e o complemento do recurso com contrapartida da Instituição.

O processo licitatório deve ser concluído em até 60 dias. Posteriormente, será contado um prazo de 30 dias para a contratação da empresa vencedora e as obras devem começar em abril de 2015, com previsão de conclusão em um ano.  Segundo o reitor Rangel Junior, este é um equipamento que trará para Campina Grande e para a UEPB a possibilidade para pesquisadores desenvolverem projetos importantes. “Agora podemos não apenas descobrir talentos, mas identificar e trabalhar talentos para que eles possam desenvolver o seu potencial”, disse.

Rangel Junior adiantou que pretende estabelecer parcerias com prefeituras, Governo do Estado e outras instituições, que permitam a utilização da melhor maneira possível do equipamento, de forma democrática.  Ele lembrou ainda que a pista é um projeto que vem há seis anos, iniciado na gestão da professora Marlene Alves e que tramitou durante todo esse tempo pelo Ministério dos Esportes, passando por vários ministros até chegar a Aldo Rebelo.

O Coordenador de Esportes e Lazer da UEPB, professor José Eugênio, lembrou que a pista marca a conquista de um sonho antigo, não apenas de Campina Grande, mas de toda a região. “Essa é uma obra que nós estamos lutando há anos. Agora, nossos alunos vão ter um equipamento de qualidade para desenvolver os seus projetos”, frisou. Chefe de Departamento de Educação Física, o professor José Pereira ressaltou que o curso de Educação Física da UEPB tem 36 anos e nunca teve um equipamento dessa envergadura.

Representante do prefeito Romero Rodrigues na solenidade, o secretário executivo de esportes da PMCG, Teles Albuquerque, disse que a pista vai impulsionar a descoberta de novos atletas e surgimento de futuras escolinhas. Já a campeã e ex-atleta Ednalva Laureano classificou a conquista da pista como uma maravilha que contribuirá para a descoberta de futuros atletas e até campões olímpicos. Ednalva, que treinou durante 13 anos na atual pista do DEF, disse que o novo espaço dará melhores condições para a formação de futuros atletas.
“Esta pista vai incentivar os jovens à prática do esporte e até trazer competições internacionais para Campina Grande”, comentou.

A obra

A ser construída dentro dos mais elevados padrões de qualidade, a pista terá um piso sintético com oito raias, em uma área total estimada de 6.300m²; áreas de salto em altura, salto em distância, salto triplo, lançamento de martelo, lançamento de disco, lançamento de dardo, arremesso de peso. Com o projeto, a UEPB contribuirá para que Campina Grande possa realizar grandes eventos nacionais e internacionais pertinentes às várias modalidades esportivas. Atletas poderão usar o equipamento para treinos.

A instalação da pista trará outros benefícios para a cidade, como por exemplo, proporcionará intercâmbios de Atletismo, incentivando a prática dessa modalidade entre os jovens, e incrementará as atividades dos atuais atletas de Campina Grande e do Estado, propiciando ainda melhores condições de ensino, extensão e pesquisa aos alunos de graduação da UEPB.

De acordo com o projeto, será possível, também, permitir o desenvolvimento de uma clínica de treinamento nos períodos de férias, com atletas do Estado e/ou da região para que possam aprimorar suas performances, bem como o apoio ao trabalho social na área do Atletismo, por qualquer entidade estadual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário