3 de dezembro de 2014

Conselho Universitário aprova outorga do título de Doutor Honoris Causa para Celso Amorim


celso

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, a outorga do título de Doutor Honoris Causa para o ministro da Defesa, Celso Amorim. A matéria foi apreciada em reunião extraordinária realizada terça-feira, 2 de dezembro.

A proposta de Resolução, apresentada pelo Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) do Câmpus de João Pessoa, foi relatada pelo professor Félix Neto, que deu parecer favorável, tendo o seu voto acompanhado pelos demais conselheiros. Em seu parecer, Félix Neto traçou um pouco da trajetória do homenageado e lembrou a sua contribuição em favor da educação, especialmente, da UEPB.

O vice-reitor da Instituição, Etham Barbosa, que presidiu a sessão, também destacou a importância da honraria e disse que a concessão do título de Doutor Honoris Causa a Celso Amorim é um momento ímpar do Consuni. “Proferir um título de Honoris Causa a uma personalidade mundial, que é brasileiro, ao professor, embaixador e jurista Celso Amorim, é um momento marcante do nosso Conselho”, disse.

Etham enfatizou a contribuição que Celso Amorim já deu a nação e ao mundo em suas participações em fóruns mundiais e outros eventos intergovernamentais que engrandeceu pautas de relevância internacional. Ele também fez menção à forma cortês como o ministro sempre atendeu aos pedidos da UEPB, aceitando participar dos eventos realizados pela Instituição. “Ele sempre teve um bom olhar para a UEPB. Sempre que foi chamado para os fóruns que a Instituição já realizou, prontamente aceitou o convite. E agora, através de publicação de livros, tem dado a sua contribuição”, comentou.

Celso Luiz Nunes Amorim nasceu em Santos, no dia 3 de junho de 1942. É um diplomata brasileiro e atual ministro da Defesa Nacional. Ao longo de sua carreira, ocupou por duas vezes o cargo de ministro das Relações Exteriores do Brasil. Formou-se pelo Instituto Rio Branco em 1965, obtendo título de pós-graduação em Relações Internacionais pela Academia Diplomática de Viena, na Áustria, em 1967. É professor de Língua Portuguesa do Instituto Rio Branco e de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), além de membro permanente do Departamento de Assuntos Internacionais do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário