14 de dezembro de 2014

Pesquisadora do Grupo de Física da Atmosfera da UEPB recebe prêmio Capes de melhor tese 2014

A pesquisadora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ana Roberta Paulino, foi agraciada, recentemente, com o prêmio Capes de Melhor Tese 2014 na área de Geociências pelo trabalho "Estudo global da maré lunar na média atmosfera através de medidas por satélite". A tese foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Geofísica Espacial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Ana Roberta é graduada em Licenciatura em Física pela UEPB, onde foi bolsista de Iniciação Científica. Na oportunidade recebeu o prêmio de melhor trabalho de iniciação científica do Centro de Ciência e Tecnologia da UEPB, em 2007, com a pesquisa sobre "Variações nas amplitudes das marés na alta atmosfera do Cariri paraibano". Recentemente, ela teve projeto aprovado no Edital Universal do CNPq para dar continuidade ao desenvolvimento da pesquisa no Grupo Física da Atmosfera no CCT, aonde já vem trabalhando com bolsa de pós-doutorado do CNPq, sob a supervisão do professor Lourivaldo Mota Lima.

Com base em observações obtidas por instrumentos instalados em solo e a bordo de satélites, o grupo de pesquisa Física da Atmosfera tem realizado estudos envolvendo o sistema Atmosfera-Terra-Sol, com ênfase nas variações dos parâmetros da mesosfera e ionosfera devidas à propagação de ondas atmosféricas (marés e ondas planetárias), o que tem possibilitado a publicação de artigos em periódicos internacionais e nacionais, orientações de doutorado, mestrado e de iniciação científica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário