30 de outubro de 2014

PERSEVERE SEMPRE! NUNCA DESISTA!

A vida é feita de desafios e cada experiência – seja ela boa ou ruim – deve nos levar a um patamar melhor. Nas Escrituras vemos claramente que Deus não trabalha no caráter das pessoas em tempos de bonança. José foi traído, vendido como escravo pelos irmãos, acusado de tentativa de estupro e de falsas acusações antes de chegar ao posto de primeiro ministro do Egito. Davi cuidou de ovelhas sem ser notado pelo pai e seus irmãos, lutou contra um urso e um leão, foi desprezado por muitos (pelos irmãos mais velhos, por Saul e por Golias) por ser “jovem, ruivo e de boa aparência” (1Samuel 17:42). Foi perseguido por Saul e se escondeu em cavernas e desertos antes de chegar ao trono de Israel.
Pr. Gilson Souto Maior Jr.
Igreja Batista do Estoril - Bauru-SP

Abraão recebeu a promessa, mas não sem as provas, pois durante vinte e cinco anos foi moldado para receber Isaque em seus braços. Anos mais tarde a Bíblia diz que Isaque orou por Rebeca e teve que esperar vinte anos até que nascesse Jacó e Esaú. Cada homem e mulher da Bíblia teve que perseverar diante de promessas grandiosas, assim como Moisés que “Pela fé, ele deixou o Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou como quem vê aquele que é invisível” (Hebreus 11:27).
Sim, antes da concretização da promessa é necessário perseverar. E nós precisamos aprender isso com mais afinco, pois somos parte de uma geração que desaprendeu a ficar parado e em silêncio. Estamos cercados de equipamentos eletrônicos e barulho, onde as coisas parecem que são resolvidas na velocidade 4G. Entretanto, Deus trabalha na velocidade Dele: 1P e 2J. Ou seja, uma perseverança e dois joelhos no chão.
O apóstolo Tiago nos faz uma séria advertência no início de sua carta: “Meus irmãos, considerai motivo de grande alegria o fato de passardes por várias provações, sabendo que a prova da vossa fé produz perseverança; e a perseverança deve ter ação perfeita, para que sejais aperfeiçoados e completos, sem vos faltar coisa alguma” (Tiago 1:2-4). As provações são instrumentos de Deus para o nosso aperfeiçoamento espiritual. Tiago fala de perseverança como sendo o primeiro produto da fé que é provada. A palavra grega hupomonê, que geralmente é traduzido por “paciência, perseverança”, não tem uma palavra exclusiva no português que possa transmitir o seu significado mais completo. Essa palavra “é a qualidade que mantém o homem em pé enfrentando o vento. É a virtude que pode transmutar a provação mais severa em glória porque, além da dor, vê o alvo” (BARCLAY, 1989, p. 101).
E certamente foi assim que Deus trabalhou na vida de Seus servos na história, fazendo-os ver além da dor, mantendo-os em pé diante da tempestade, olhando firmemente para o alvo. Perseverar assim não é algo natural, mas é fruto de uma ação sobrenatural de Deus em nossa vida. É uma caminhada diária, onde a fé deixa de ser algo meramente emocional e motivado por questões externas, para ser “[...] a garantia do que se espera e a prova do que não se vê” (Hebreus 11:1).
O escritor aos Hebreus exorta: “Portanto, também nós, rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, depois de eliminar tudo que nos impede de prosseguir e o pecado que nos assedia, corramos com perseverança a corrida que nos está proposta” (Hebreus 12.1). Não podemos escolher a corrida, pois ela já está proposta por Deus; está no programa Dele. Paulo questionou: “Corríeis bem. Quem vos impediu de obedecer à verdade?” (Gálatas 5.7). Quando procuramos fazer a vontade de Deus, isso implicará em dificuldades tremendas, o que quer dizer que teremos que perseverar.
Paulo escrevendo aos romanos disse algo muito parecido com aquilo que Tiago afirma: “E não somente isso, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz perseverança, e a perseverança, a aprovação, e a aprovação, a esperança; e a esperança não causa decepção, visto que o amor de Deus foi derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5.3-5). Novamente temos aqui aperseverança, agora em conexão com tribulação. Ou seja, as lutas nos levam a perseverar, a ir além da dor.
O que Deus deseja com isso? Aperfeiçoar nosso caráter. A tribulação dá oportunidade ao Espírito Santo de transformar e conformar cada cristão de acordo com a imagem de Jesus Cristo. Se nossa vida fosse marcada apenas por sucesso e alegria, então muito pouco progresso espiritual seria realizado em nossa experiência. Somente o Espírito Santo é capaz de transformar o sofrimento em perseverança.
Como nos diz a Escritura: “Porque necessitais de perseverança, para que alcanceis a promessa, depois de haverdes feito a vontade de Deus” (Hebreus 10.36). Novamente vemos a palavra perseverança. E aqui temos a conexão com um alvo. Perseverança não é ficar sentado estaticamente esperando as coisas acontecerem, não é resignação diante das circunstâncias. Perseverança é a esperança majestosa, é a atitude que suporta as coisas porque sabe que elas o levarão para um alvo de glorioso (BARCLAY, 1989, p.101).
E então? Vai desistir mesmo? Vai jogar a toalha e esperar o fim? Ou fará como “Abraão, ao contrário do que se podia esperar, creu com esperança [...]” (Romanos 4:18). A vida não é fácil e nunca encontramos nenhum versículo na Bíblia afirmar isso; mas em Deus podemos encontrar o poder para permanecer firme e perseverar até alcançar a promessa que Ele nos deu. Mas como saberei que devo permanecer? É simples, faça o que Jesus disse: “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira; assim também vós, se não permanecerdes em mim” (João 15:4). Quando permanecemos em Jesus, Ele mesmo nos mostra a razão para nunca desistir. Por isso, não desista! Faça a vontade de Deus e permaneça.

Tenha uma boa semana em Cristo

Fraternalmente, Pr. Gilson Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário