3 de outubro de 2014

Universidade Estadual da Paraíba e PMCG firmam parceria para formação de educadores e educandos

conv10A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) firmaram convênio, na manhã desta terça-feira (30), para execução de ações voltadas à formação de educadores e educandos, dentro do Programa de Apoio à Formação de Educadores e Educandos do Município (Proaffe), que permitirá aos estudantes da UEPB fazerem estágios supervisionados na rede municipal de ensino.
conv2A assinatura do convênio, com as presenças do reitor Rangel Junior e do prefeito Romero Rodrigues, aconteceu, no Museu Vivo de Ciência. Inicialmente, o convênio beneficiará aproximadamente 300 alunos matriculados no 6º e 9º ano de oito escolas da rede municipal de ensino, mas a ideia é ampliar a ação para todo o Fundamental II, levando o projeto para mais de 30 escolas da rede municipal.
Conforme estabelecido no convênio, 24 estudantes/bolsistas, matriculados nos cursos de licenciatura em Química, Física, Matemática e Biologia, farão estágio supervisionado e vão manter contato direto com os matriculados no sistema de ensino público de Campina. Eles irão supervisionar a atuação dos alunos da rede municipal de ensino nos laboratórios de Química, Física, Matemática e Biologia.
Por sua vez, uma equipe formada por quatro professores de graduação da UEPB vai orientar o trabalho dos estudantes das licenciaturas. Os estágios supervisionados acontecerão três vezes por semana, nos quatro laboratórios instalados no Museu Vivo, permitindo que os alunos da rede municipal de ensino vivenciem, na prática, o que eles aprendem na sala de aula. Tudo sob a orientação e supervisão dos estudantes e docentes da UEPB.
conv3Para o reitor Rangel Junior, a UEPB está ofertando o seu potencial em qualificação de pessoas para fortalecer a educação básica e permitir o engrandecimento da Educação de Campina Grande. “Esta experiência institucional entre UEPB e PMCG deve servir de exemplo, porque ninguém faz nada sozinho e, unindo esforços, as instituições promovem melhorias na vida daqueles que precisam da estrutura pública. Estamos atuando para suprir um déficit de aprendizado e vamos trabalhar para expandir ainda mais esta e outras ações que foquem o desenvolvimento sócio educacional de Campina e da Paraíba”, disse o reitor.
conv4O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, ressaltou o patrimônio educacional que é a UEPB e enfatizou a grande contribuição que a Instituição tem dado para o município, mesmo diante de todas as dificuldades que enfrenta, mas sem se furtar da sua missão de servir e contribuir para o desenvolvimento da Rainha da Borborema. “Com ações como essa, com a ajuda da Universidade Estadual da Paraíba, temos a possibilidade de oferecer uma educação de maior qualidade aos nossos alunos, evoluir nos índices de avaliação do ensino e formar cidadãos mais qualificados, com possibilidade de um futuro promissor”, destacou Romero.
conv5Já a professora Iolanda Barbosa, secretária de Educação da PMCG, salientou que o objetivo da ação é focar na qualidade do ensino, garantindo uma formação continuada dos professores para que o alicerce da Educação seja firme e, assim, cada aluno da rede municipal de ensino esteja preparado para trilhar um caminho exitoso em sua vida, tendo recebido, por parte do município, o preparo educacional adequado para sua jornada estudantil e profissional ser bem sucedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário