13 de outubro de 2014

Xique Xique Revista de moda produzida por alunos de Comunicação da UEPB homenageia os 150 anos de Campina Grande

Nada mais chique do que comemorar 150 anos com um desfile de moda e um ensaio fotográfico de tirar o fôlego. Essa é a ideia da Revista Xique Xique, que busca sair do óbvio no que se refere ao jornalismo de moda, afastando a visão de futilidade e relacionando a fatores históricos, sociais e econômicos. A segunda edição da revista será lançada no próximo sábado (11), às 16h30, no Museu de Arte Popular da Paraíba da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado às margens do Açude Velho. Esta edição tem a renda como tema e traz 50 páginas de imagens, textos, ilustrações e muita informação.

O lançamento faz parte da programação do Museu em comemoração aos 150 anos de Campina Grande. Além da exposição da revista haverá um desfile aberto ao público, também com peças de renda. Segundo o diretor do Museu, Fernando Moura, “é motivo de alegria ocupar o espaço do MAPP com o lançamento da Xique Xique, que agora vai ter suas edições fazendo parte do nosso acervo digital permanente”.

A Revista Xique Xique está vinculada à disciplina Comunicação e Moda, do curso de Comunicação Social da UEPB. A revista nasceu da vontade de disseminar a moda como artefato de cultura. “Ainda é muito difícil convencer as pessoas no Brasil e na Paraíba que moda vai muito além de futilidade. Acho que esse é um dos grandes méritos da publicação: promover uma cultura de moda associada aos símbolos do nosso povo, à nossa história e ao nosso modo de vida”, explica a professora Agda Aquino, coordenadora do projeto.

A ideia é fazer cada edição com um tema único, para possibilitar o aprofundamento no assunto e evitar o jornalismo superficial. Na primeira edição o tema escolhido foi a Chita, patrimônio imaterial do Brasil. Na revista de número dois, o dossiê é sobre a Renda, tema escolhido em unanimidade pelos alunos. “Nesta edição tentamos mostrar como renda e moda estão entrelaçadas com a história e cultura paraibana”, afirma a aluna Maria Clara Monteiro.

Com uma cobertura maior em texto e fotos, a edição Renda traz à tona o que acontece de bom no universo da moda paraibana e regiões circunvizinhas. “Esse trabalho é fruto de muito empenho, dedicação e talento dos alunos, que abraçaram a revista e sonharam junto com ela. Ela tem a base fundamentada no jornalismo, mas como é cultural flerta também com a arte e tenta fugir da obviedade”, conta Agda. Além do exercício do jornalismo de moda, a revista vem mostrar a renda em diversas vertentes, mas principalmente como valor cultural.

A cidade de Campina Grande tem grande importância para o Estado da Paraíba. Ciente disso, a revista traz uma homenagem aos 150 anos do município em um editorial que mostra os pisos de ladrilho hidráulico que ilustram tanto a cidade quanto a capa da revista. “É comprovado que publicações que inovam na forma de chegar até seu público são mais populares. Pensando nisso, nós da Xique Xique tentamos fugir do básico e através de várias reuniões, discutimos ideias e conceitos, sempre em conjunto pensando a moda enquanto expressão artística”, disse o aluno Everton David.

Tanto os alunos como a professora sentem-se motivados a continuar. “Através da revista é possível não apenas exercitar um bom jornalismo cultural especializado em moda, como também capacitar os alunos para ocuparem diversos espaços nesse que é um dos mercados que mais crescem no Brasil”, diz a professora.  A terceira edição já está em preparação e tem como tema o Couro. “Nós, alunos, mal terminamos uma edição e já ficamos pensando freneticamente na próxima. É inevitável”, explica o aluno Ivan Andrey, que é colaborador da revista desde a primeira edição.

A Xique Xique está disponível para visualização e download no site www.issuu.com/revistaxiquexique. Você também pode acompanhar a página da revista no Facebook com material exclusivo no link:  https://www.facebook.com/Revistaxiquexique.



Nenhum comentário:

Postar um comentário