23 de abril de 2013

O novo salário mínimo e os mesmos problemas





 Recentemente, como acontecem todos os anos, e este ano, acredito, por conta das próximas eleições, o governo apressou-se em anunciar o novo salário mínimo a ser pago partir de janeiro de 2014. Como sempre com um percentual maior para quem ganha um salário e, para o resto dos velhinhos que percebem acima do mínimo aquele percentual menor.  Perguntaria o amigo: Por que esse percentual diferenciado? Respondo, NÃO SEI.
Até hoje, não foram dadas explicações convincentes sobre esse tratamento diferenciado. São explicações no entendimento de quem tem bom senso, que não justificam coisa alguma. Entendo sim, como certamente entendem todos os que na verdade desejam boa qualidade de vida para a sociedade em geral, que o salário mínimo brasileiro é uma vergonha, incapaz de dar sustento digno para uma família. Essa de que o mínimo é apenas uma referência, pois atualmente a maioria ganha mais do que é determinado por lei  é uma mentira deslavada, pois os empresários de um modo geral pagam apenas o mínimo, especialmente para os empregados mais humildes e sem especialização. Ora, no comércio, por exemplo, a maioria é contratada com o mínimo e, para ganhar mais, somente através das comissões pelas vendas realizadas. Ou não é assim?
Portanto, vejo no anúncio do novo mínimo uma jogada política, que vem ocorrendo há muito tempo neste país, onde os pobres continuam sendo enganados com essa vergonha de salário e com essas bolsas disso, bolsas daquilo, etc. e tal. O novo mínimo continua sendo uma remuneração incapaz de melhorar a vida dos brasileiros e muito menos para os que recebem mais de um salário, cujo percentual de aumento, repito, é menor. Para esses, é que a situação fica caótica a cada dia, aliás, a cada anúncio feito anualmente pelo governo.
Para esses brasileiros que pagaram mais e descontaram mais em seus contracheques, durante muitos anos, vislumbrando uma aposentadoria mais tranqüila, o problema é muito sério.   É um achatamento salarial que preocupa, pois não acompanha a inflação. Quem ganhava dez salários até recentemente, está recebendo bem menos. Alguns oito, outros seis, alguns nem a metade. Pelo jeito, dentro de mais algum tempo, todos irão ganhar apenas um salário, um salário mínimo, num desrespeito, a quem contribuiu mais e não recebe por parte do governo um justo tratamento. Não é correto, não é honesto.
Os que pagaram mais para ganhar mais, vivem um padrão de vida diferente, entraram na fase da aposentadoria nas mesmas condições do período em que estavam na ativa. A cada anúncio do mínimo lá vem o achatamento, lá vem o aperto para o pagamento das contas, que, em geral, sempre aumentam e num percentual maior quando se anuncia um novo salário mínimo. Fica mais do que claro: salário menor, maiores problemas, aposentado que ganhava dez salários recebendo menos – APOSENTADO MAIS APERTADO, MAIS SUFOCADO, MAIS POBRE. Só um doido não entende. NOVO SALÁRIO MÍNIMO e os mesmos problemas, a falta de reconhecimento para quem contribuiu tanto para com este país.              

Nenhum comentário:

Postar um comentário