23 de abril de 2013

ALPB inicia Semana de Prevenção ao Câncer de próstata


Onze cidades no Estado iniciaram nesta segunda-feira (22) a Semana de Prevenção ao Câncer de Próstata, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado (ALPB) com o objetivo de realizar exames e orientar a população sobre a doença.
Assembleia Legislativa participa da campanha
Desde a manhã de hoje, a orientação e realização de exames têm ocorrido nas cidades de Baía da Traição, Quixaba, Aroeiras e Cajazeirinhas. Além disso, durante toda a semana também vão ocorrer ações sobre o assunto nas cidades de Guarabira, Esperança, Patos, Sousa e Cajazeiras, além de João Pessoa e Campina Grande.

Na cidade de Aroeiras foi realizada uma sessão especial na Câmara Municipal que contou com a participação das autoridades políticas,representantes das Secretarias de Saúde e de Finanças do município e da sociedade civil. Durante o evento foi instituído o Dia Municipal de Prevenção ao Câncer de Próstata e também foram exibidos vídeos para a conscientização da população masculina para o combate a doença. Mais de 40 pessoas foram atendidas para fazer o exame.

As pessoas interessadas na realização do exame podem procurar as unidades de Programa de Saúde da Família (PSF), onde inicialmente serão submetidas ao exame de Antígeno Prostático Específico (PSA) e, em seguida, serem encaminhados pelo médico urologista para realizar o exame de toque retal, caso necessário.

No município de Baía da Traição foram atendidas mais de 70 pessoas durante todo o dia. O prefeito de Baía da Traição, Manoel Messias, parabenizou a ALPB pela iniciativa e ressaltou a importância da campanha. "Qualquer iniciativa que busque despertar no homem o cuidado com a saúde é salutar", definiu.

Orientação - Em João Pessoa, já está sendo realizada uma panfletagem com material de orientação para que as pessoas possam realizar os exames sem receio, com informações de que o câncer de próstata é o que mais faz vítimas na Paraíba e no Brasil. Segundo o Sistema de Informações Sobre Mortalidade da SES, de 2001 a 2013 foram 2.479 óbitos, superando qualquer outro tipo da doença, como estômago (2.451) e pulmão (2.442).

Atendimento na rua - Entre os dias 25 e 26 vai haver atendimento médico no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital.

Sinais da doença - Apesar da maioria dos casos de câncer de próstata não haver sintomas aparentes, alguns sinais devem ser motivos de atenção como dificuldade em iniciar e manter um jato contínuo de urina; disfunção erétil ou dor durante a ejaculação; dor ou presença de sangue ao urinar e necessidade de urinar com frequência e com pouca quantidade.

Confira abaixo as datas e as cidades onde haverá mobilização da campanha.

Exames e orientações

22 a 26 de abril – João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Esperança, Patos, Sousa e Cajazeiras.

23 de abril – Jacaraú, Caiçara, Santa Terezinha e Tavares.

24 de abril – Caaporã, Belém, Conceição e Areia de Baraúnas.

25 de abril – Pilar, Pilões, Boa Ventura e Aguiar.

26 de abril – Mogeiro, Casserengue, São José de Espinharas e Condado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário