11 de abril de 2015

Reitor e diretores de Centro discute propostas para melhorar o funcionamento da UEPB

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, se reuniu na manhã de quinta-feira (9), no Gabinete da Reitoria, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, com diretores dos centros de ensino da Instituição com o propósito de debater questões que visam melhorar o funcionamento da Universidade. A reunião contou com a presença da pró-reitora de Gestão Administrativa, professora Socorro Barbosa, além da chefe de Gabinete, professora Célia Regina Diniz.

Durante o encontro, os gestores apresentaram um documento elaborado no Fórum dos Diretores, criado no ano passado, em que solicitam a criação de uma Resolução para normatizar os processos de transferência dos técnicos administrativos da Instituição.  A proposta é que a medida também alcance os professores.

A minuta da proposta estabelece alguns critérios que devem ser levados em conta nos pedidos de solicitação de transferência. A ideia é evitar problemas como o corporativismo e a busca pelos interesses pessoais e não da Instituição, neste tipo de processo. Cada diretor descreveu algumas das experiências geradas a partir dos inúmeros pedidos feitos por professores para mudar de um Centro para outro.

O reitor Rangel Junior destacou que este é um tema que tem inquietado a Administração Central, especialmente porque muitos desses processos podiam ser indeferidos no seu local de origem, por falta de justificativa relevante de interesse da Instituição, mas acabam chegando a Reitoria, que tem sido muito rigorosa ao analisar um processo de transferência, observando criteriosamente os pareceres dos departamentos e de outros órgãos competentes, para que os despachos estejam rigorosamente dentro das normas estatutárias da UEPB, com respaldo legal.

Rangel Junior vai encaminhar o documento para ser analisado inicialmente pela Comissão Permanente do Pessoal Técnico Administrativo (CPPTA) e pela Procuradoria Jurídica da UEPB. A pretensão é transformar a minuta em uma Resolução que será submetida para apreciação do Conselho Universitário.  O reitor espera designar o relator do processo ainda este mês, na perspectiva de o processo ser analisado nas próximas reuniões do Consuni.

Outros temas

Outro ponto debatido na reunião disse respeito à crise financeira pela qual a UEPB atravessa. Os diretores de Centro se dispuseram a colaborar com a Reitoria com relação à criação de estratégias de contenção de despesas que visem minimizar os efeitos da crise e garantir o pleno funcionamento da Instituição. Com essa preocupação, os gestores sugeriram ações no intuito de dinamizar o Museu Assis Chateaubriand.


O reitor Rangel Junior disse que já vem estudando o assunto há algum tempo e já busca estabelecer parcerias com a Prefeitura Municipal, com o Governo do Estado e com a iniciativa privada. Com relação à segurança, ele anunciou que em breve estará apresentando um novo plano que visa melhorar este setor e ao mesmo tempo diminuir os custos com esse tipo de serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário