11 de abril de 2015

UEPB e APAE analisam possibilidade de parceria institucional para campo de estágio

Reitor da UEPB, professor Rangel Júnior é recebido pela presidente da APAE de Campina Grande, Margarida da Motta Rocha 

 O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, e a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Campina Grande, Margarida da Motta Rocha, se reuniram na manhã desta quinta-feira (9), na sede da Associação, no bairro do Catolé, para tratar sobre parceria institucional que viabilize campo de estágio para os estudantes universitários e contribua para uma melhor execução dos serviços prestados pela APAE aos seus usuários.

A ideia das instituições é firmar um termo de cooperação que possibilite aos estudantes de cursos como Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social e Pedagogia da UEPB a realização de estágio na APAE, como forma de ampliar os meios de qualificação profissional dos graduandos e, além disso, reforçar a qualidade dos serviços prestados pela Associação, que possui uma grande demanda de atendimentos e necessita cada vez mais de auxílio para a prestação dos serviços, uma vez que é crescente o número de pessoas que buscam atendimento na APAE.

De acordo com o reitor Rangel Junior, a parceria pode ser ainda mais ampla, no sentido de que além de receber atendimento dos estagiários da UEPB na própria APAE, os usuários da Associação poderão ser atendidos pela equipe de estagiários, coordenada por professores da Universidade, também nas clínicas de Saúde da Instituição, quando eles necessitarem de serviços que não estão disponíveis na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande.

O reitor já determinou a elaboração de uma proposta de minuta para se discutir os termos da parceria, de modo que a cooperação comece a ser executada o mais breve possível. Segundo Rangel Junior, esta parceria estreita os laços entre as instituições e leva a UEPB para ainda mais próximo da sociedade, uma vez que a Instituição tem o compromisso permanente de retornar para o povo paraibano os investimentos feitos por ele na Universidade. “Nos empenhamos em sermos agentes de transformação da sociedade, para a promoção de uma melhor qualidade de vida para as pessoas. A parceria com a APAE reforça ainda mais o nosso compromisso”, destacou.

Para a diretora Margarida Motta, a parceria é importante tanto para a APAE como para a UEPB, porque supre uma carência da Associação e amplia os campos de formação dos estudantes universitários. “Receber os estagiários na APAE vai nos auxiliar muito nos atendimentos que prestamos a centenas de usuários e vai ser muito bom para os estudantes da Universidade, porque vai permitir que a formação deles seja ainda mais completa e eles se formem profissionais muito mais competentes”, ressaltou.


Após a reunião, que também contou com a participação da psicóloga Valéria Pequeno, da assistente social Maria França e da gerente de Recursos Humanos Marinalva Maciel, o reitor Rangel Junior conversou com usuários da Associação e conheceu de perto um pouco do relevante trabalho desenvolvido na APAE que possibilita uma qualidade de vida maior para aqueles que possuem suas necessidades especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário