17 de abril de 2015

Coordenação de Ensino Superior entrega minuta do novo Regimento Geral de Graduação ao reitor Rangel Junior


Reunião de Reformulação da Graduação (12)

Após uma ampla e profunda discussão que durou mais de dois anos em todos os centros, departamentos e coordenações de cursos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Coordenação de Ensino Superior da Instituição entregou nesta sexta-feira (17) a cópia da minuta da reforma do Regimento Geral da Graduação ao reitor Rangel Junior. O documento sintetiza as principais resoluções que regem a graduação da Universidade e será submetido para apreciação do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe), em caráter de urgência.
Ao entregar o documento ao reitor, o professor Eli Brandão, pró-reitor de Graduação da UEPB, ressaltou que a minuta era resultado de um trabalho construído de forma democrática, graças ao esforço dos membros da Comissão de Sistematização de Propostas para Reestruturação de Graduação instituída pelo Consepe. Ele reafirmou que a reformulação do regimento visa extinguir algumas resoluções antigas que estão desatualizadas e não mais respondem às questões atuais, fazer as mudanças necessárias e adaptar outras para a realidade atual.
A professora Silvana Santos destacou que o documento foi resultado de um trabalho árduo e construído democraticamente. Ela enfatizou que muitas pessoas deram a sua contribuição para a elaboração do documento e que a transparência foi uma marca na construção de todo o processo.
SlideRegimentoPresidente da comissão, o professor Juarez Dantas disse que a UEPB não estava apenas fazendo um ajuste em suas resoluções, mas uma total reformulação e reestruturação do Regimento da Graduação da Instituição. Na visão do professor, a Universidade se moderniza ao atualizar suas resoluções. Membro da comissão, o professor Germano Ramalho disse que a gestão atual estava entrando na história ao criar o primeiro marco regulatório da graduação da UEPB, com normas e diretrizes que contribuirão para melhorar a qualidade do ensino.
Entusiasta da iniciativa, o reitor Rangel Junior também destacou o caráter democrático e participativo do processo. Para ele, a reforma do regimento será resultado da construção de um trabalho coletivo. “É sem dúvida uma experiência de uma pedagogia de construção democrática”, afirmou, acrescentando que a UEPB precisa adaptar o seu Regimento Geral da Graduação à realidade, estabelecendo parâmetros regulatórios sintonizados com as exigências do tempo atual.
Participaram da reunião a pró-reitora adjunta de Graduação, Maria do Carmo Eulálio; a professora Silvana Santos e os professores Germano Ramalho, Valmir Pereira e Juarez Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário