11 de abril de 2015

Versão impressa de livro sobre tradição Itacoatiara na Paraíba é lançada no Câmpus de Guarabira


Lançado em e-book há cerca de dois meses, o livro “Estudos da Tradição Itacoatiara na Paraíba: Subtradição Ingá”, de autoria do professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Juvandi de Souza Santos, já está com a versão imprensa pronta. A obra, publicada pela editora “Cópias & Papeis” e que compõe o terceiro volume da série Arqueologia/Paleontologia, será lançada na próxima sexta-feira (10) no Centro de Humanidades, no Câmpus de Guarabira.

Com apoio financeiro do Programa de Incentivo à Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ), a obra é resultado das pesquisas realizadas pelo professor e sua equipe de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nos sítios arqueológicos. A pesquisa durou mais de três anos e obteve conclusões impressionantes que mostram a importância das Itacoatiaras.

A pesquisa foi realizada a partir da Itacoatiara do município do Ingá, conhecido como sítio arqueológico de arte rupestre nuclear, e em outros sítios com gravuras rupestres, no intuito de averiguar até que ponto as figuras se repetem em outras formações rochosas. Para desenvolver o estudo, o professor Juvandi e sua equipe realizaram atividades de campo e conseguiram identificar mais de 40  Itacoatiaras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário