29 de janeiro de 2015

Universidade Estadual da Paraíba recebe novos estudantes do Timor-Leste para estudar na Instituição em 2015

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebeu na tarde de segunda-feira (27) os novos estudantes do Timor-Leste que vão cursar graduação na Instituição a partir deste ano. Os alunos foram recepcionados pelo reitor Rangel Junior e integrantes da Administração Central. Ao todo, 19 timorenses passarão por um curso pré-acadêmico de seis meses para que os mesmos possam ter um reforço escolar em Língua Portuguesa, Matemática, História e Cultura paraibana, nordestina e brasileira.
Alunos do Timor-Leste são recebidos pelo Reitor Rangel Junior
 A atividade da recepção contou, ainda, com a presença da chefe de Gabinete Educacional do Timor-Leste, Flávia Maria Augusta Martins, e do adido da Educação do Timor-Leste no Brasil, Luís de Sousa Sequeira, que enalteceu a forma como a UEPB tem tratado os estudantes de seu país e destacou que a Universidade atualmente é a segunda instituição do Brasil com o maior número de estudantes de nacionalidade timorense, constituindo um total de 51 estudantes em cursos de graduação e pós-graduação para o ano de 2015.

O processo para a vinda dos estudantes timorenses à UEPB é fruto de um Protocolo de Cooperação estabelecido em abril de 2012 entre o Ministério da Educação da República Democrática do Timor Leste e a UEPB, com o intuito de auxiliar o referido país em seu processo de reconstrução no pós-guerra. Tal iniciativa foi intermediada pelo Coordenador de Relações Internacionais da UEPB, professor Carlos Enrique Ruiz, e o assessor internacional da Secretaria Geral da Presidência da República, o diplomata Marcelo Costa.

Para a Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI),  um dos princípios do setor é promover uma internacionalização consonante com as diretrizes da política externa brasileira. Sendo assim, por meio deste convênio procurou-se fortalecer, de maneira específica, a Cooperação Sul-Sul e a Cooperação com Países de Língua Portuguesa (âmbito da CPLP).

Nos últimos anos, a presença de estudantes de outras nações na Universidade Estadual da Paraíba tem se tornado uma rotina, graças à celebração de convênios que permitem o envio de alunos da Instituição para outras universidades fora do país e a chegada de estrangeiros para os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela UEPB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário