31 de janeiro de 2015

GLOBO E O GRANDE IRMÃO!

 Pastor Gilson Souto Maior Junior
Igreja Batista do Estoril - Bauru-SP

Inspirado nos regimes totalitários de 1930 e 1940, George Orwell (Eric Arthur Blair, seu nome verdadeiro) escreveu sua obra-prima “1984”. Um personagem conhecido como “Big Brother”, o “Grande Irmão”, domina uma sociedade que está sob a constante vigilância das autoridades; todos são constantemente lembrados pela frase propaganda do Estado: “O Grande Irmão está te observando” (Big Brother is watching you).
E vemos isso hoje através da Rede Globo, a segunda maior rede de televisão comercial do mundo, com suas novelas e programações influenciando boa parte da população brasileira. O “Grande Irmão” manipula milhares de pessoas que são levadas a “pensar” segundo os ditames ideológicos da emissora. E o alvo preferencial dessa emissora é a destruição da família brasileira. Se não bastasse a infâmia vergonhosa do BBB, um programa que imbeciliza a população e enriquece anônimos que nada produzem para o país, agora eles lançam uma minissérie (Felizes para sempre?) que eu chamaria de nada menos que diabólico.
Por que falo assim? Enquanto esperava ser atendido numa loja, surgiu à propaganda dessa minissérie. A vontade que deu foi vomitar, pois o enredo fala de conflitos familiares e relacionamentos desgastados, de crime, paixão sensual, traição, luxúria e tudo aquilo que já estamos acostumados a ver. Não há nada de diferente, pois o objetivo é um só: destruir a noção de família e criar uma concepção de que nada pode durar, que as pessoas podem se aventurar em suas loucas paixões e que no final tudo dará certo.
Mas alguém pode me questionar: “Mas o que passa na minissérie não é aquilo que acontece realmente?”. Sim, de fato, esses elementos ocorrem no mundo e mostram a desestrutura do ser humano que decidiu andar sozinho sem a orientação de Deus. Todavia, o fato de existirem essas coisas não significa que vamos aceitá-las como normais, pois acima de tudo o objetivo final é destruir os alicerces fundamentais da sociedade. Como nos diz Davi: “Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo?” (Salmo 11:3).
Além desses aspectos, o que vemos é uma constante manipulação dessa emissora, visando implantar na mente das pessoas a falsa ideia de que o ser humano é bom e que pode viver sob aquilo que chamam de “politicamente correto”. O pior é pensar que mais de 150 milhões de pessoas no Brasil não apenas assistem a programação, como também são influenciados na forma de vestir, de falar, de pensar a sexualidade e a família.

Será que estou exagerando? Claro que não! A Bíblia adverte: “Sabe, porém, que nos últimos dias haverá tempos difíceis; pois os homens amarão a si mesmos, serão gananciosos, arrogantes, presunçosos, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, incapazes de perdoar, caluniadores, descontrolados, cruéis, inimigos do bem, traidores, inconsequentes, orgulhosos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, com aparência de religiosidade, mas rejeitando-lhe o poder. Afasta-te também desses” (2Timóteo 3:1-5). Já estamos vivendo esse tempo!
Por isso não podemos aceitar essas coisas em nossos lares; sem que as pessoas percebam, as novelas e minisséries vão incutindo ideias e axiomas que vão contra os princípios de Deus, criando problemas sociais terríveis. A falta de educação, de percepção crítica e de conhecimento da Palavra de Deus acaba gerando um problema maior; e assim, os fundamentos familiares e da sociedade vão sendo corroídos como um câncer implantado na mente e no coração de milhões de pessoas. E assim, os filhos acham que podem se rebelar contra seus pais e os jovens acham que podem “curtir a vida adoidado” e que no final tudo será apenas uma “malhação”. Maridos e esposas perdem a visão de uma relação respeitosa e duradoura e assim passam a ver o casamento como um passatempo que pode dar certo. Enfim, o “Grande Irmão” está – à semelhança da obra de Orwell – observando as pessoas através de telas, enviando mensagens para manipular os corações desavisados.
Não aceitamos essa “doutrinação” que tenta desvirtuar os princípios de Deus. Cremos na família como a instituição que Deus criou para formar o ser humano em toda a sua plenitude. Cremos no casamento entre um homem e uma mulher, que vivem sob o princípio da fidelidade e do amor, do respeito e da cooperação entre ambos para educar seus filhos da melhor forma possível. Cremos que a Bíblia tem toda orientação para o ser humano viver bem e feliz, com um relacionamento saudável (e não perfeito) com Deus e com o próximo. Precisamos proteger nossos lares de programas insanos e lascivos, entretenimentos nada saudáveis e que apenas alimentam o pecado.
Como diz a Escritura: “Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens e ensinando-nos para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos neste mundo de maneira sóbria, justa e piedosa” (Tito 2:11,12). A graça de Deus se chama Jesus Cristo; Ele veio para nos libertar do pecado que trabalha à favor do “Big Brother”. Quem se submete a Cristo renuncia o “Big Brother” e suas ideias para viver na contramão do pensamento atual com uma vida “sóbria, justa e piedosa”. Sóbria, ou seja, com autocontrole, moderada; e isso implica acerca de mim mesmo. Justa, isto é, em retidão para com o próximo. E piedosa, reverente, em relação a Deus.

Definitivamente, não é a Globo e suas artimanhas que ditam o que devo fazer. Suas ideias e falácias, com seu padrão de qualidade, não são a verdade. A Verdade é Cristo e todo aquele que Nele crê pode ser feliz para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário