19 de janeiro de 2015

Docentes e estudantes da UEPB viajam para participar do Projeto Rondon no Maranhão


Um grupo de acadêmicos e professores do Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) viajou nesta sexta-feira (16) para participar, neste mês de janeiro e em fevereiro, do Projeto Rondon 2015. Os estudantes do 2º, 5º e 7º período dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Educação Física, Direito, Pedagogia, Biologia e Comunicação Social vão viver a experiência de passar 15 dias realizando ações nas diversas áreas do conhecimento, em uma comunidade carente na cidade de Mata Roma, no interior do Maranhão.


UEPB no Projeto Rondon 
A equipe de estudantes selecionada pela UEPB integra a chamada “Operação Jenipapo”, que funcionará em parceria com o Centro Universitário de Votuporanga (Unifev), de São Paulo. Mais de 15 municípios do Maranhão foram contemplados com a edição 2015 do Projeto Rondon. Os estudantes partiram de Campina Grande e retornam à Paraíba no dia 2 de fevereiro. Em Mata Roma, eles vão encontrar uma realidade diferente de sua rotina e precisarão usar os conhecimentos adquiridos em sala de aula para tentar melhorar a qualidade de vida da população.

Mata Roma é uma cidade de 15 mil habitantes, que dispõe de uma boa estrutura, mas, como todos pequenos municípios brasileiros, precisa de melhorias em algumas áreas onde o serviço público ainda não alcançou. A inclusão da UEPB nessa edição do projeto foi resultado de uma proposta encaminhada pela Pró-Reitoria de Extensão para a Coordenação Nacional da iniciativa, procurando atender as exigências do Governo Federal. A proposta priorizou o desenvolvimento de ações transformadoras e divulgadoras para melhorar a vida da população.

Na cidade maranhense, o grupo vai realizar uma série de ações em oito áreas, sendo que Saúde e Social serão o carro-chefe. Os alunos realizarão cursos e palestras em escolas públicas, associações de moradores e em outros espaços públicos. Na comunidade, os estudantes também terão contato com crianças, jovens, adolescentes e idosos que necessitam de ajuda para melhorar a qualidade de vida.

Integram a delegação, os acadêmicos Marileuda Araújo Costa, do curso de Serviço Social; Clordana Aquino, do curso de Comunicação Social; Rebeca Soares, de Odontologia; Francisco Pereira, de Educação Física; Vanderlânia Sousa, de Pedagogia; Raenilson Araújo, de Enfermagem; Pablo José, de Biologia; e Alission Rodrigues, do curso de Direito. Eles estão acompanhados pelas professoras Eliane Nogueira, do curso de Enfermagem, e Rilva Suely, do curso de Odontologia.

O grupo vai ficar hospedado em uma escola municipal da cidade. Os estudantes foram selecionados pela coordenação de cada curso, considerando o perfil de cada um. Nesse sentido, foram selecionados os acadêmicos que demonstraram disposição para se adaptar a um ambiente fora do conforto de sua casa. Com esta experiência, eles terão a oportunidade de usar um pouco dos ensinamentos da Universidade para ajudar a intervir na realidade da cidade maranhense.

A ação

O Projeto Rondon é um programa do Governo Federal, promovido pelo Ministério da Defesa, e objetiva viabilizar a participação de estudantes universitários nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania. Ou seja, o acadêmico deve repassar o conhecimento adquirido na universidade para a comunidade local.


Entre alguns dos objetivos estão integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do país; estimular a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas; e contribuir para a melhoria das condições de vida e bem-estar da população do município, por meio de ações que tragam efeitos duradouros para a economia, saúde, educação e meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário