Os 19 alunos oriundos do Timor Leste que estão matriculados em cursos de graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participaram nesta terça-feira (3), no Câmpus I, em Bodocongó, de um minicurso sobre orientação financeira. A atividade foi oferecida pela Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) que vem promovendo a preparação e integração desses estudantes para ingresso na Instituição.
Como as aulas para esses alunos só irão começar no segundo semestre de 2015, até o final do mês de junho todos irão participar de várias atividades que irão promover integração, conhecimento em cultura, esporte, lazer e arte, além da preparação no estudo da Língua Portuguesa e Matemática. De acordo com a coordenação da CoRI, todos os alunos timorenses também terão a oportunidade de conhecer vários projetos de extensão que são desenvolvidos na UEPB.
Alunos do Timor Leste participam de oficina (1)Na atividade desta terça, a gerente de instituição financeira, Larissa Duarte, explicou todos os benefícios que estão disponíveis na cesta de serviços da conta corrente que é aberta para que esses alunos recebam sua bolsa de estudos paga pelo governo do Timor. Além disso, ela explicou noções de economia doméstica, alternativas para o gerenciamento da bolsa, quais os direitos que o benefício oferece, além do que fazer para evitar o gasto excessivo da bolsa.
Todas essas atividades desempenhadas antes do ingresso no curso de graduação estão sendo chamadas pela CoRI de preparação “Semestre Zero”, que corresponde a integração inicial com a cultura local que os alunos precisam ter para que as diferenças entre as realidades brasileira e timorense sejam minimizadas. Além das aulas e minicursos oferecidos, os estudantes também estão fazendo visitas aos museus da UEPB e desenvolvendo atividades de desporto nas dependências da Universidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário