18 de outubro de 2015

UEPB disponibiliza sistema de webconferência


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Com o propósito de estreitar distâncias, encurtar tempo e gerar economia em época de crise, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), passou a colocar a disposição da comunidade universitária mais um serviço na área de transmissão de informação e conhecimento.

Trata-se da webconferência, ou Conferência Web, um serviço oferecido pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que permite que dois ou mais participantes se encontrem virtualmente e compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens e utilização de slides através da tela de seus computadores em tempo real pela internet. Na webconferência, cada participante utiliza seu próprio computador, não sendo necessário instalar softwares ou utilizar equipamentos especiais.

O programa adquirido pela equipe da CTIC junto ao RNP já passou pela fase de testes e está pronto para funcionamento. A webconferência permite, por exemplo, que professores possam participar de uma banca de avaliação, online, mesmo estando em outras cidades do Brasil, ou até mesmo no exterior. Durante os testes, diversos alunos em fase de conclusão de cursos, participaram de bancas avaliadoras, utilizando os serviços.  Alguns professores avaliaram a banca mesmo não estando presente na sala de aula, mas usando a nova ferramenta.

Carlos Alberto, coordenador da CTIC, explica que para fazer parte do consórcio da RNP e trazer as novas tecnologias, a Universidade não teve nenhum custo. Os testes foram realizados com sucesso, o que garante a importância da nova ferramenta na Instituição. Além dos testes com os alunos que se submeteram as bancas, também foi realizada uma webconferência entre a Reitoria o Conselho Nacional de Justiça, através da qual o reitor Rangel Junior interagiu online com membros do CNJ, evitando, assim, ter que se descocar até a sede do Conselho para resolver problemas de interesse da Universidade.

“A nossa pretensão é disponibilizar esse serviço para os professores, para os técnicos, alunos e quem mais necessitar dos serviços”, destaca Carlos, acrescentando que a ferramenta terá um papel importante na UEPB, pois permitirá que professores da Instituição possam trocar informações sem necessariamente terem que se deslocar até o Câmpus de Campina Grande.

Para a realização de uma webconferência é necessário o agendamento da sala de reunião, que consiste em um espaço virtual do site onde os usuários irão logar, em dia e horário programados pelos participantes. No caso da UEPB, o agendamento pode ser feito pessoalmente na Sala da CTIC, no prédio da Administração Central, no Câmpus de Bodocongó, ou por telefone, através do número (83) 3315-3357. A ideia é que em breve o interessado possa ter acesso ao serviço através do site da Instituição clicando no link da CTIC.


Na UEPB, o sistema pode comportar até cinco salas funcionando ao mesmo tempo. No entanto, no momento, três salas estão aptas para uso, sendo uma para a Reitoria, outra para o setor de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância da Universidade (EAD) e outra para uso em geral. Em cada sala virtual existe um responsável cadastrado junto à RNP. Este responsável é o “host”, também conhecido como hospedeiro da sala. Na UEPB, cinco pessoas estão credenciadas para atuar como mediadoras nas webconferências. 

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