22 de outubro de 2015

Bruno defende que municípios integrem ação para salvar Boqueirão e alerta: “Estamos a caminho de um colapso que paralisará um milhão de paraibanos”

O deputado Bruno Cunha Lima defendeu hoje na Assembléia Legislativa que as 26 localidades (18 municípios e 8 distritos) abastecidas pelo Açude Epitácio Pessoa integrem ação – Junto com Governo do Estado e União – para desassorear o reservatório. “Estamos a caminho de um colapso que paralisará um milhão de paraibanos”, alertou.


O Boqueirão – que atualmente estoca apenas 15% de sua capacidade – foi construído há quase 60 anos.
“Ao longo desse período, o açude sofreu processos de assoreamentos e, ao mesmo tempo, passou a abastecer todas essas localidades, quando originalmente foi construído para atender somente três cidades”, apontou o deputado, que ainda acrescentou:
“Isto significa que os 540 milhões de metros cúbicos de armazenamento foram reduzidos para 400 milhões, o que representa apenas 74% da sua capacidade”.
Participação de todos
Bruno acredita que o colapso do Boqueirão só será contido caso haja integração de todas as prefeituras atendidas pelo açude, junto com os governos estadual e federal.
“Estes municípios têm maquinários pesados que, em conjunto, podem ajudar a restituir a capacidade original do reservatório e evitar que este desgaste, aliado aos ciclos de estiagem, instale a degradação do abastecimento”.
Para o parlamentar, é preciso preparar o Boqueirão para as chuvas e também para a chegada das águas da transposição. “Esperar pela ação dos governos – estadual e federal – não é a solução, especialmente quando as demandas têm caráter emergencial; é preciso a união de todos”, concluiu o deputado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário