1 de outubro de 2015

Assembleia instala Frente Parlamentar de Combate ao Câncer

embleia Legislativa da Paraíba (ALPB) instalou nesta quarta-feira (30) a Frente Parlamentar de Combate ao Câncer. A ação tem o objetivo de disseminar informações sobre a doença, os tipos que mais ocorrem no Estado e onde encontrar tratamento. Logo após a instalação da Frente, foi iniciada uma Audiência Pública para debater o assunto.
O evento ocorreu no plenário José Mariz e contou com a presença dos deputados Bruno Cunha Lima (presidente da Frente), Janduhy Carneiro, Olenka Maranhão, Daniella Ribeiro, Camila Toscano, Buba Germano, Renato Gadelha, João Gonçalves e Edmilson Soares. Além destes, participaram da audiência representantes do Governo do Estado, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, do Hospital da FAP, São Vicente e Napoleão Laureano.
Para Bruno Cunha Lima, a Frente tem como principal missão democratizar e desburocratizar o acesso a informações e o tratamento do câncer. Revelou também  que estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) dão conta de que este ano serão registrados oito mil casos de câncer somente no Estado.
30.09.15 - Frente Combate Cancer - ©nyll pereira (6)“Temos que levar para toda a sociedade a importância do exame preventivo, dos locais onde procurar, sintomas, tratamento, os avanços da medicina e todo mecanismo que colabore para que a população tenha acesso a essas informações”, destacou o deputado.
O parlamentar relatou também que dos quatro hospitais que atendem câncer na Paraíba, três são filantrópicos e todos eles recebem verba pública, mas o custeio depende de doações da população.
A deputada Olenka Maranhão destacou o estigma que o câncer carrega e todo o sofrimento que é o tratamento da doença. “As pessoas recorrem aos hospitais com medo, mas com informação e bom atendimento o câncer pode ser curado. Estamos aqui hoje juntando forças para manter o funcionamento dessas instituições e buscar formas da sociedade ter acesso a essas informações tão importantes”, comentou.
Já o presidente da Fundação Napoleão Laureano, Antônio Carneiro Arnaud, ressalta que a instituição atende 90% dos casos de câncer do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado e 74% de todos os casos da doença registradas na Paraíba. “O câncer é uma doença que pode atingir tanto crianças quanto adultos e nós atendemos a todos, principalmente o mais humildes”, ressaltou.
30.09.15 - Frente Combate Cancer - ©nyll pereira (46)Carneiro Arnaud destacou também que a iniciativa da Assembleia é louvável. “Trazer essa discussão para a casa do povo é um mecanismo que vai potencializar as informações sobre o câncer e vencer as dificuldades diversas que aparecem nos estabelecimentos”, pontuou.
No Brasil, até o final deste ano, mais de meio milhão de pessoas serão diagnosticadas com a doença. O câncer de próstata lidera entre os homens com 22,8%. Entre as mulheres, o câncer de mama lidera com 20,8%.
- See more at: http://www.al.pb.gov.br/19799/assembleia-instala-frente-parlamentar-de-combate-ao-cancer.html#sthash.OsMMldrB.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário