23 de outubro de 2015

Sessão especial lembra da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Durante encontro foram apresentados números preocupantes sobre a situação da doença no Brasil

Dentro do mês dedicado à conscientização para o cuidado contra o câncer de mama, a deputada estadual Daniella Ribeiro (PP), realizou na tarde desta quinta-feira (22), sessão especial na Assembleia Legislativa que contou com a presença de entidades e órgãos envolvidos com a causa e que realizam trabalhos em todo o Estado.
Durante seu discurso, a deputada lembrou que essas ações para a conscientização da necessidade de exames e cuidados para a prevenção do câncer de mama, começou somente na década de 1990 e que seus resultados foram positivos. Porém, ela ressaltou que ainda precisamos avançar mais. “Devemos não apenas mostrar a importância do diagnóstico precoce, mas oferecer condições para que tal diagnóstico se efetive. Não basta somente conscientizar sobre o tratamento, mas fazer com que ele chegue ao maior número de pessoas”, enfatizou.   

Somente neste ano, já foram registrados 143 óbitos, frente aos 241 contabilizados em 2014, e 212 ocorridos em 2013. Diante desse cenário a mastologista, Eulina Ramalho, membro do Conselho Brasileiro de Mastologista, lembrou o caos ocorrido no último dia 17, no Hospital Laureano, em que se esperava 300 mulheres para realizar o exame e duas mil compareceram.

“Essa demanda reprimida é reflexo do um grave problema de acesso ao exame. A incidência do câncer de mama está aumentando no Brasil, e consequentemente, a mortalidade por conta da doença também cresceu. Em outros países esse número é decrescente, precisamos mudar nossa realidade, somente 10% das mulheres que procuram o exame conseguem realiza-lo. Nosso outubro está deixando de ser rosa, e se tornando cinza”, ponderou a médica.

Eulina ainda informou que em toda Paraíba, segundo a Secretaria de Saúde em parceria com o Sistema Único de Saúde, existem 30 mamógrafos, sendo 18 na rede particular e 12 na rede pública.

Estiveram presentes na sessão a presidente da ONG Amigos do Peito, Joana Barros, o secretário de saúde do município de Sumé, Antônio Sarmento, representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba, dentre outras autoridades.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário