17 de outubro de 2015

Nanoespumas e polietireno Trabalho de mestranda da UEPB é premiado em simpósio de pesquisa em materiais

O Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vem se destacando na área científica com o desenvolvimento de importantes pesquisas voltadas para a melhoria do meio ambiente. Recentemente, a conquista de prêmio na 14ª Brazil MRS - Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais comprovou a relevância das pesquisas do Mestrado.




Intitulado "Polystyrene Nano-foams impregnated with SnO2 nanoparticles by TIPS: Application in heterogeneous photocatalysis" (Nanoespumas  e polietireno impregnado com nanopartículas de SnO2 por TIPS: aplicação em fotocatálise), o trabalho da estudante Geovânia Cordeiro Assis foi premiado no evento como melhor poster do Simpósio X – Sol-Gel Materials: From Fundamentals to Advanced Applications.

Embora seja realizado no Brasil, o evento é um braço internacional da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais e, por isso, todos os trabalhos são apresentados na versão em inglês. Resultado da dissertação de mestrado de Geovânia, o trabalho indica a aplicação de novos materiais porosos para tratamento fotocatalítico de poluentes orgânicos em efluentes.

Conforme explicou o professor Rodrigo José de Oliveira, do Departamento de Química e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, o que Geovânia Cordeiro está desenvolvendo são novas espumas baseadas em poliestireno e nanopartículas de dióxido de estanho, que possuem a capacidade de gerar radicais em água quando irradiadas com energia ultravioleta.

Para isso, é utilizada a técnica de separação de fases induzida por temperatura (TIPS), que promove a formação de um sistema bifásico em escala nanométrica, sendo uma fase rica em polímero e sólidos e outra rica em solvente, gerando o esqueleto poroso que dará origem à nanoespuma. O projeto de dissertação premiado no congresso tem a orientação do professor Rodrigo José de Oliveira e a co-orientação da professora Mary Cristina Ferreira Alves, também do Departamento de Química e do Mestrado em Química da UEPB.




Nenhum comentário:

Postar um comentário