23 de julho de 2015

Grupo Baú de Chorinho volta ao Museu Assis Chateaubriand em comemoração aos dois anos de sua estreia

= FOTO 07 =Em 2013, o grupo campinense Baú de Chorinho escolheu o Museu Assis Chateaubriand (MAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para realizar sua estreia. De caráter intimista, o evento obteve grande êxito, com a presença de uma efusiva plateia e, desde então, o grupo tem voltado anualmente ao Museu para celebrar a data. Assim, no próximo sábado (25), o Baú de Chorinho apresenta a performance instrumental temática “O Choro pra mais de ano II”, no MAC, a partir das 20h.
A entrada é gratuita. Assim, no aniversário do grupo, o campinense é quem ganha o presente: uma opção de refinado entretenimento no sábado à noite. A apresentação também foi integrada ao “Noites no Museu”. Idealizada pelo MAC, a iniciativa busca oferecer aos apreciadores da arte um momento diferente em que a diversão se alia a um ensejo reflexivo e estético, percorrendo música, dança, literatura, exposições e peças teatrais, entre outras manifestações artísticas.
“O Choro pra mais de ano II” terá cerca de duas horas e contará com a presença do flautista campinense Felipe Oliveira, com quem o Baú de Chorinho compartilhará metade da mostra programada para a ocasião, fazendo uma homenagem àquele que é considerado o pai da música brasileira: o compositor, instrumentista, arranjador e maestro Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha (1897-1973). A segunda edição de “O Choro pra mais de ano” também veio corroborar o evento como algo fixo no calendário do grupo, exaltando o que foi um marco para o Baú de Chorinho e também para os admiradores dele.
O idealizador do grupo, Adeildo Pereira, destacou que o Baú de Chorinho tem alcançado cada vez mais reconhecimento no Estado e inclusive fora do País, com numerosos convites para participar de diversos eventos. “A receptividade do público também é muito positiva, temos mais de 18 mil seguidores nas redes sociais, integramos o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, uma das maiores referências para os estudiosos da música, enfim, temos muito o que celebrar”, acrescentou Adeildo, ressaltando que o MAC, desde o início mostrou-se um espaço apropriado não apenas pela qualidade de suas dependências, mas pelo apoio recebido.
Mais sobre o Baú de Chorinho
O Baú de Chorinho foi constituído ao longo do intervalo que se estende do segundo semestre de 2012 aos primeiros meses de 2013, com a ideia que o sustenta até hoje, de estudar e divulgar a boa música sem quaisquer vínculos com interesses acadêmicos, mas pelo deleite, a fruição em si do prazer musical.
Em suas apresentações, o grupo privilegia a surpresa no que se refere ao repertório, mas aqueles que tiveram a oportunidade de assistir algo do Baú de Chorinho já anteveem a sua excelência e sensibilidade artística, posto que peculiares as suas performances. Outra característica do grupo é fazer conhecer às novas gerações a importância do Choro. Assim, usualmente e em paralelo às execuções, há uma explanação a respeito das obras apresentadas, bem como de seus compositores e outras informações de caráter histórico e estilístico.
O Baú de Chorinho é formado por Renally Lucas (pandeiro), Arthur Arruda (cavaquinho), Clemilson Dantas (violão), Sandro Félix (violão de 7 cordas) e Adeildo Pereira (bandolim).
Serviço
O quê: “O Choro pra mais de ano II” – Baú de Chorinho
Quando: 25 de julho de 2015
Hora: 20h
Onde: MAC-UEPB, na Rua João Lélis, 581, Catolé – Campina Grande (PB).
Entrada: Gratuita
Informações: (83) 3337-3637.

Texto: Oziella Inocêncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário