31 de julho de 2015

Assembleia Legislativa institui Medalha Ronaldo Cunha Lima para homenagear personalidades de destaque na cultura regional



Três do Nordeste serão os primeiros a receberem comenda

 A Assembléia Legislativa aprovou hoje, por unanimidade, a instituição da Medalha Ronaldo Cunha Lima, que será conferida a personalidades que se destacarem na cultura regional – especialmente cantadores, repentistas, cordelistas e violeiros.
O autor do projeto, Bruno Cunha Lima (PSDB), defendeu o projeto recitando poesia na tribuna da AL (áudio anexo), sendo aplaudido pelos colegas de plenário.



O deputado destacou a contribuição cultural de Ronaldo Cunha Lima para a cultura regional. “Ele se notabilizou como o único cantador – na história brasileira – a eleger-se governador de um estado, improvisando versos para multidões em cima de palanques”.
Bruno Cunha Lima também relatou os conflitos de convivência entre o poeta e o político, lembrando de episódio ocorrido após a posse de Ronaldo no Governo do Estado. “Ele foi provocado a falar sobre como se sentia um poeta no poder. E ele respondeu, sorrindo de orelha a orelha: ‘Sem poder ser poeta’”,

O projeto aprovado teve relatoria do deputado Ricardo Barbosa (PSB) e prevê a outorga de até cinco medalhas por ano. O deputado Bruno Cunha Lima antecipou que a primeira medalha será conferida em breve ao grupo Três dos Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário