14 de julho de 2015

Encontros nordestinos de Fisioterapia em Saúde da Mulher e do Homem acontecem de 20 a 22 de agosto

 Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza no segundo semestre deste ano, o 9º Encontro Nordestino de Fisioterapia em Saúde da Mulher (ENFISM) e o 2º Encontro Nordestino de Fisioterapia em Saúde do Homem (ENFISH). Os eventos serão realizados entre os dias 20 e 22 de agosto, no Departamento de Fisioterapia da Instituição, localizado no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.
Os eventos trarão para Campina Grande renomados especialistas na área, a exemplo da professora Elza Baracho, uma das precursoras da Fisioterapia na saúde da mulher, contribuindo ativamente para a consolidação da prática no Brasil. Ela será responsável pela Conferência Magna de abertura intitulada “Saúde da Mulher e do Homem: Reflexões da Prática Profissional Baseada em Evidências”.
Dentro da programação dos eventos constam conferências, palestras, minicursos e mesas redondas envolvendo temas como protocolo fisioterapêutico utilizado no treinamento dos músculos do assoalho pélvico e políticas públicas na saúde do homem e da mulher. As atividades serão realizadas no Departamento de Fisioterapia da UEPB, no Câmpus de Bodocongó, e no teatro da Facisa.
Idealizadora do evento, a fisioterapeuta Maria do Socorro Barbosa enfatizou que as iniciativas têm como proposta discutir métodos referentes à saúde da mulher e do homem, englobando alunos de graduação, pós-graduação, fisioterapeutas e áreas afins de diversos estados. O ENFISM é o único evento do gênero realizado no Brasil, que nasceu em Campina Grande, em 2006, por iniciativa do Departamento de Fisioterapia da UEPB. Desde então, o encontro passou a acontecer anualmente em uma cidade diferente do Nordeste.
Além de Campina Grande (2006 e 2008), sediaram o evento as cidades de Teresina/PI (2009); Fortaleza/CE (2010); Salvador/BA (2011); Natal/RN (2012); Maceió (2013) e Recife/PE (2014), quando houve a primeira edição do Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde do Homem (ENFISH). Campina foi a única cidade em que o evento aconteceu fora da capital.
Os encontros nordestinos de Fisioterapia na Saúde da Mulher e do Homem são ações científicas destinadas a alunos da graduação, pós-graduação, profissionais da Fisioterapia e áreas afins. Conta com a apresentação e discussão de temas atuais, com relevância científica, sendo importantes para os novos direcionamentos da prática clínica, e visam fomentar a divulgação científica, o intercâmbio entre estudantes, profissionais, pesquisadores e instituições interessadas na temática central, além de estimular a produção de conhecimento na perspectiva da transdisciplinaridade.
Outras informações sobre os eventos podem ser obtidas através do site http://congresso.uepb.edu.br/enfism/ ou pelo telefone (83) 3315-3337.

Nenhum comentário:

Postar um comentário