23 de maio de 2015

Hervázio Bezerra apresenta leis que protegem pessoas nas áreas de cirurgia plástica e odontologia


Com o objetivo de proporcionar garantias à saúde dos cidadãos e cidadãs da Paraíba, bem como assegurar direitos do consumidor, o deputado Hervázio Bezerra, líder do Governo na Assembleia Legislativa, já apresentou na atual legislatura, 16 projetos de lei.
Deputado Hervázio Bezerra,
No campo das cirurgias plásticas projeto de lei institui a obrigatoriedade e responsabilidade dos médicos cirurgiões-plásticos em informar ao paciente a procedência das próteses de silicone implantadas em pessoas no âmbito do Estado, inclusive nome do fabricante e numeração do lote.
O deputado justifica sua iniciativa: “Por se tratar de uma questão de saúde pública, levando-se em consideração o número crescente de cirurgias para colocar implantes de silicone, é de suma importância que o paciente saiba exatamente qual a procedência da prótese que será alocada em seu corpo”, ressalta Hervázio Bezerra.
O parlamentar acrescenta que os profissionais que não cumprirem o que determina a lei pagarão multa de 200 (duzentas) a 600 (seiscentas) Unidades Fiscais de Referência do Estado da Paraíba – UFR/PBs, dobrando o valor em caso de reincidência.  “Entendemos que a informação ao paciente garantirá mais segurança nas cirurgias, com menores riscos inadvertidos ao próprio paciente”, concluiu.

Instrumentos odontológicos - Um outro projeto de lei de autoria de Hevárzio Bezerra estabelece a proibição da venda de produtos e instrumentos odontológicos para pessoas não habilitadas que não exerçam a profissão no Estado. Apenas os profissionais credenciados pelo Conselho de Odontologia estão autorizados à colocação e manuseio dos produtos odontológicos.
De acordo com o deputado existe uma preocupação crescente dos Conselhos de Odontologia por todo Brasil, qual seja o manuseio por pessoas que não são profissionais capacitados para manipular, aplicar e utilizar materiais odontológicos.

Após diversas polêmicas e conhecendo os riscos, muitos adolescentes continuam fazendo uso de braquetes, elásticos coloridos e outros materiais em seus dentes, com o intuito de “decorar suas bocas” e “estar na moda”. “Outro perigo a ser salientado é o da inexistência da origem do material usado, podendo causar diversos problemas, entre eles a gengivite. O que se quer evitar com essa proposta é que a moda do sorriso colorido chegue ao nosso Estado, causando problemas a saúde bucal dos nossos jovens”, alerta Hervázio.

Assessoria do deputado

Nenhum comentário:

Postar um comentário