20 de maio de 2015

Capes aprova Mestrado em Etnobiologia e Conservação da Natureza da UEPB

A pós-graduação e pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) obteve mais uma importante conquista com a aprovação, por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes), da proposta de criação do Mestrado em Etnobiologia e Conservação da Natureza. O Conselho Técnico Científico (CTC) do órgão reconheceu a proposta da Instituição, que passa a oferecer mais um curso de pós-graduação stricto sensu. Agora já são 20 mestrados e cinco doutorados na UEPB.

O novo curso, conforme explicou a professora Maria José Lima, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, funcionará em parceria com a Universidade Federal e Rural de Pernambuco (UFRPE) e com a Universidade Regional do Cariri (URCA). Na UEPB, as turmas funcionarão no Câmpus de Bodocongó. “Desta vez fizemos o caminho inverso. Primeiro aprovamos o Doutorado e agora conseguimos aprovar o Mestrado”, destacou a pró-reitora.

A seleção para a composição da primeira turma, bem como o número de vagas a serem oferecidos, será definida em breve com a publicação do edital. A perspectiva é que a primeira turma começa a funcionar no segundo semestre. O novo mestrado tem como objetivo capacitar os discentes a realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão com base em uma formação multidisciplinar; além de contribuir para a construção de uma sociedade igualitária, justa e sustentável.

O curso também busca contribuir para a formação de profissionais com competências e habilidades inerentes a sua área de especialização. O conteúdo contempla as áreas de Ciências Agrárias; Ciências Biológicas (Zoologia, Botânica, Ecologia, Fitoquímica); Ciências da Saúde (Farmacologia, Microbiologia) e Etnobiologia. As linhas de pesquisa são “Sistemas cognitivos e uso dos recursos naturais”, “Bases ecológicas e evolutivas das relações entre pessoas e natureza” e “Conservação e manejo da fauna e flora em regiões tropicais”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário