21 de maio de 2015

Tovar pede bloqueio de recursos para evitar cortes nas obras do São Francisco

O deputado estadual, Tovar Correia Lima (PSDB), cobrou nesta terça-feira (19) providências aos Governos Estadual e Federal para conter o desperdício de água no manancial do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que se encontra com apenas 19% da sua capacidade.

O tucano pediu ainda que o Ministério Público Federal faça o bloquei dos recursos do orçamento destinados as obras da transposição do rio São Francisco, para que elas não sejam utilizadas para outra finalidade.
As causas principais do desperdício são os vazamentos nas tubulações e também o roubo de água para irrigação. Durante discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, o parlamentar ainda alertou para a possibilidade de um desabastecimento de água em Campina Grande e em 18 outros municípios da região.
“Nos aproximamos de um colapso total no abastecimento de água em nosso Estado. Muitos mananciais já se encontram vazios e, agora, vivemos a eminência da escassez de água no açude de Boqueirão, que abastece 19 municípios. Por isso, cobro aqui uma atitude do Governo do Estado para evitarmos que centenas de pessoas fiquem sem água como já acontece em diversos municípios”, disse o deputado.
Tovar explicou que em 2012 iniciou o período de estiagem e a água do açude Boqueirão foi diminuindo mês a mês. Não se regulava as retiradas efetuadas pela Cagepa e, tampouco, as retiradas feitas pelos agricultores para irrigação que, sequer outorga do uso da água possuíam.
Segundo ele, o DNOCS, administrador do açude, abriu as comportas das descargas de fundo que perenizavam o Rio Paraíba, fechadas desde a crise de 2008. “As comportas permaneceram abertas por um período de 50 dias, entre meados de fevereiro a meados de abril, ultrapassando quase três vezes a vazão permitida naquele mês”, revelou.
Conforme Tovar, com o retardo das medidas adotadas pelo Governo Federal se chegou, mais uma vez, ao racionamento em dezembro de 2014, e pelo andar da carruagem, deve-se atingir o volume morto em meados de novembro de 2015. “O Volume morto significa caos. É água sem condições de consumo, apodrecida, além da contaminação por fertilizantes usualmente utilizados na agricultura”.
O deputado fez o alerta e pediu que a Assembleia Legislativa não se furte à convocação do Governo, a fim de demonstrar para sociedade quais as ações que estão sendo adotadas neste momento.
Requerimentos - Durante o pronunciamento, Tovar Correia Lima fez um apelo ao Governo do Estado, através da Secretaria de Recursos Hídricos, para que promova estudos visando a perfuração e instalação de poços artesianos em escolas, hospitais, creches e órgãos estaduais que tenham um grande fluxo de pessoas, nos municípios que são abastecidos pelo Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), com o objetivo de aliviar os efeitos da crise hídrica.

Outro apelo formulado pelo parlamentar será encaminhado a Procuradoria da República na Paraíba. No documento, o deputado pede que seja garantido a manutenção dos repasses orçamentários previstos na LDO e Orçamento Geral da União para transposição do rio São Francisco. “Isso vai garantir que as verbas sejam utilizadas apenas para a transposição e não desviadas para outros fins, atrasando ainda mais a conclusão das obras”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário