31 de julho de 2014

Notícias da UEPB

Centro Artístico-Cultural inscreve para curso de extensão
 “Técnicas Artísticas e História da Arte"
O Centro Artístico-Cultural da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) inscreve, 
até o dia 6 de agosto, para o curso de extensão “Técnicas Artísticas e História da
 Arte”, nova atividade que será ofertada pela Instituição.
 O curso é aberto para a comunidade em geral, com idade mínima de 17 anos e há
 25 vagas disponíveis.
O curso versará sobre as diversas técnicas artísticas, a exemplo de mosaico, xilogravura, pastel, desenho com sombreamento, e seus surgimentos ao longo da história. Além da abordagem teórica, serão realizadas demonstrações práticas de cada uma das técnicas apresentadas. As aulas ocorrerão às quartas-feiras, das 13h30 às 15h, e serão iniciadas no dia 6 de agosto, com término em 17 de dezembro. As ministrantes da atividade serão as professoras Lili Brasileiro e Rosemary Alves.
As inscrições, que são gratuitas e destinadas a todos os interessados, podem ser realizadas na Secretaria do Centro Artístico-Cultural da UEPB, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 44, Centro, em Campina Grande, no horário das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira. Para efetivar a inscrição é necessária uma cópia do documento de identidade.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3310-9719.
2º Seminário de Relações Internacionais: Graduação e Pós-graduação
Com o objetivo de debater as estratégias de adaptação, os arranjos de cooperação e os desafios da internacionalização, os cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vão realizar, nos dias 28 e 29 de agosto, o “2º Seminário de Relações Internacionais: Graduação e Pós-graduação”. O evento acontece na Academia da Policia Militar da Paraíba, localizado à Rodovia Ministro Abelardo Jurema, PB 008, KM 07, Jacarapé, em João Pessoa.
Com o tema “Os BRICS e as transformações da ordem global”, o evento contará com minicursos, mesas de discussão, workshops e painéis com a participação de pesquisadores renomados na área de Relações Internacionais em todo o país. Ao longo da programação também serão realizadas reuniões dos foros de coordenadores de graduação, pós-graduação e de editores de publicações científicas.
De acordo com a comissão organizadora na medida em que há um evidente crescimento da área de Relações Internacionais no Brasil, reunindo atualmente cerca de 130 cursos de graduação e 12 programas de pós-graduação, assim, é preciso promover e aprofundar o debate sobre o seu objeto específico de estudo e criar novas oportunidades de intercâmbio entre professores, pesquisadores e alunos, buscando contribuir para melhor qualificar os programas de ensino e essa é a perspectiva desse seminário.
Podem participar do evento estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores e profissionais em geral. As inscrições são realizadas no site do evento – http://www.seminario2014.abri.org.br.

29 de julho de 2014

Imitadores de DEUS

Qual o maior prazer de um pai ao ver seu filho? Como pai de três meninos sinto-me com a enorme responsabilidade de ser um exemplo para a vida deles. Minha alegria é quando os vejo agindo de acordo com a Palavra de Deus. Mas o que alegra, e ao mesmo tempo acende um alerta em meu coração, é quando eles imitam minhas ações; alegria quando é algo bom, alerta quando é algo ruim. Querendo ou não meu exemplo pode influenciar positiva ou negativamente meus filhos.
Pr. Gilson Jr. - Igreja Batista do Estoril - Bauru-SP
O apóstolo Paulo escrevendo aos efésios diz: “Portanto, sede imitadores de Deus, como filhos amados” (Efésios 5:1). Alguém poderia questionar essa palavra e dizer: “Como podemos imitar a Deus? O que Paulo quis dizer com isso?”. É interessante notar que o apóstolo usa o vocábulo mimêtai, do qual deriva a palavra mimetismo em português. Aqui o vocábulo diz que devemos literalmente imitar a Deus, pois o verbo (mimêtês) significa estritamente “tornar-se”.
Mas alguém poderia ainda me questionar: “Mas em português mimetismo aponta a imitação como uma adaptação da realidade. Não seria isso algo falso?”. Ainda outros poderiam questionar da seguinte forma: “Será que Paulo está sugerindo que nós devemos nos tornar como Deus, assumindo um caráter “divino em menor grau”?”. Bem, respondemos assim as duas perguntas.
Paulo não está sugerindo uma simples imitação como adaptação da realidade, como se colocássemos uma máscara e vivêssemos como um personagem. Também o apóstolo não está dizendo que devemos ser “pequenos deuses”, pois a Escritura é muito clara: “[...] Não darei a minha glória a outro [...]” (Isaías 42:8). A visão é clara, pois aqueles que foram alcançados pela graça de Deus foram feitos filhos de Deus pela mesma graça (cf. João 1:12). Ora, se foram tornados filhos, qual o desejo do Pai senão que esses filhos sigam Seu exemplo e vivam como Ele?
No texto original não há divisão entre capítulos e versículos, de modo que a afirmação paulina se baseia num argumento já explanado pelo apóstolo antes. No final do capítulo 4 Paulo explana que não devemos viver como vivem os gentios “[...] em pensamentos fúteis, obscurecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância e dureza do coração” (4:17b,18). Esse estilo de vida é marcado pela insensibilidade, depravação e impureza (4:19) e não reflete o que aprendemos de Cristo (4:20). Paulo ainda argumenta que, se eles foram de fato ensinados a seguir a Cristo (4:21), sabem que foram chamados a se despir da velha natureza (4:22), sendo renovados mente (4:23) e se revestindo da nova natureza “[...] criado segundo Deus em verdadeira justiça e santidade” (4:24). Essa nova natureza significa abandonar a mentira e falar a verdade (4:25), não deixar  ser dominado pela ira (4:26), não dar lugar ao Diabo (4:27), deixar de roubar para trabalhar arduamente e compartilhar com outros a bênção (4:28), ter uma linguagem sadia e edificante (4:29), não entristecer o Espírito Santo (4:30), eliminar do coração sentimentos odiosos e amargos (4:31), mas ser bondoso, compassivo e perdoador, seguindo o exemplo de Deus em Cristo (4:32). É nesse contexto que Paulo nos diz: “Portanto, sede imitadores de Deus, como filhos amados”.
Mas vale salientar que essa explanação de Paulo nada mais é que aquilo que Cristo disse no Sermão do Monte: “Sede, pois, perfeitos, assim como perfeito é o vosso Pai celestial” (Mateus 5:48). E o que significa ser perfeito aqui na declaração de Jesus? Certamente não tem a ver com a ideia de perfeição do ponto de vista humano. No texto de Mateus temos o vocábuloteleios que significa completo. Ou seja, Jesus tinha em mente que o caráter de Deus deveria ser completo naqueles que dizem ser Seus filhos.
Por isso Paulo vai dizer logo em seguida: “e andai em amor como Cristo, que também nos amou e se entregou por nós a Deus como oferta e sacrifício com aroma suave” (Efésios 5:2). Isto é, ser um imitador de Deus é andar – no sentido de viver (peripatéô) – como Cristo, que é o verdadeiro modelo e guia. O diferencial entre viver como Cristo e seguir meramente uma religião é o amor. O amor a Deus e ao próximo torna-se a grande característica da vida diária cristã. Jesus Cristo viveu a nossa humanidade, sem pecado, e nos deu Seu exemplo do qual serve como cópia e exemplo a ser seguido.

Portanto, imitar a Deus não é fruto de um esforço humano que se pauta na única preocupação de seguir regras e normas para no final sentir-se consolado e feliz com a autojustificação. Esse é o objetivo da religião em si: buscar seguir regras que deem ao ser humano um motivo para se orgulhar. No entanto, essa é a diferença entre a religião humana e o cristianismo autêntico: o amor a Deus que nos faz viver para agradá-lO em todo tempo. E assim, como filhos que olham com admiração e amor ao pai, e desejam imitá-lo, da mesma forma somos chamados a olhar para o alto (Colossenses 3:1-3) e contemplar o Pai em admiração, temor e amor, vendo Cristo à Sua direita e tendo Nele o objetivo de nossa vida: andar como Cristo andou para ser imitadores de Deus.

28 de julho de 2014

Escola do Legislativo abre inscrições para cursos de línguas e capacitação

A Escola do Legislativo “Félix de Sousa Araújo” da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) está com inscrições abertas para cursos de capacitação e de línguas, para o semestre 2014.2.

As vagas são prioritárias para os servidores da Casa de Epitácio Pessoa, escolas parceiras, Câmaras Municipais e alunos veteranos. O período de inscrição para esse público será encerrado na próxima segunda-feira (28).

As vagas remanescentes serão abertas para o público em geral. Para este semestre, a Escola do Legislativo está com vagas para o curso preparatório para o vestibular, informática básica, inglês, francês, espanhol e libras em três estágios diferentes (I, II e III), redação, educação de jovens e adultos (EJA).

A Escola também oferece o curso de taquigrafia, voltado exclusivamente para servidores da ALPB, de câmaras municipais, da Escola Superior da Magistratura (Esma), da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Paraíba (Fesmip-PB), da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da Escola da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), entre outros parceiros.

Os alunos que se inscreverem também poderão participar de um treinamento sobre “Arte e Educação”, com a participação de psicólogos e educadores. O objetivo é analisar e acompanhar o comportamento humano utilizando a exibição de imagens e filmes. Em agosto, já está programado um debate sobre sustentabilidade e diversidade na sala de aula.

A Escola do Legislativo “Félix de Sousa Araújo” fica localizada no prédio do Anexo VI da Assembleia Legislativa da Paraíba, na avenida Dom Pedro I, 445, no Centro de João Pessoa. As inscrições ocorrem de forma presencial sempre no início de cada semestre letivo. Outras informações pelo telefone 3214-4594.


Texto: Ângelo Medeiros- ALPB

27 de julho de 2014

Galo canta alto no terreiro: Treze 3X0 Payssandu

Jogando neste domingo (27), no estádio Presidente Vargas, em Campina Grande, o Treze venceu por três tentos a zero a equipe do Payssandu de Belém do Pará.

Trezegoleia o Payssandu com o apoio de sua apaixonada torcida
Os tentos do time comandado por Givanildo Oliveira foram anotados por Ricardo Oliveira, dois, e Bruno, sendo um tento no primeiro tempo e dois na etapa de complemento.
Foi um vitória justa, num jogo bem disputado, mas, sempre com uma maior presença no gramado do representante paraibano, que após mudar de técnico e contratar alguns bons jogadores vem crescendo muito de produção.
Agora com dez pontos, perdendo a quinta posição apenas numa pequena diferença no saldo de gols para o quinto colocado, o Galo da Borborema, que enfrenta o Salgueiro no próximo domingo, fora de casa, tem tudo para disparar em busca das primeiras colocações neste difícil Campeonato Brasileiro da Série C.
O torcedor do alvinegro serrano, que compareceu em bom número ao PV, promete apoio total nos próximo jogos da equipe, agora, bem mais confiante por conta dos últimos resultados. 

Raposa não deixa a Patativa voar

O Campinense, por sua vez, começou bem a Série D, empatando com o Central de Caruaru, no Lacerdão, com uma apresentação convincente, não se intimidando com os cinco mil centralinos que compareceram para prestigiar a partida.
Quem abriu a contagem foi o representante de Campina Grande, logo ao 3 minutos do primeiro tempo, provando que o treinador Freitas Nascimento soube organizar bem a sua equipe para a estreia no brasileiro da quarta divisão. Zaboto marcou para o Campinense, enquanto o central mesmo empatando aos 12 minutos, não teve força para sobrepujar a forte defensiva rubro-negra.
Campinense empata fora de casa na estreia da Série C e
torcida vai empurra a equipe  no segundo jogo em João
Pessoa contra a Jacuipense.  
O placar de um tento a um foi considerado bom para a Raposa, que mesmo tendo oportunidades para vencer, não soube aproveitá-las, no entanto, não deixando, no entanto a Patativa  voar no Estádio Pedro Victor de Albuquerque. 
Para o treinador do rubro-negro, Freitas Nascimento, mesmo não conseguindo vencer, o empate não deixa de ser um bom resultado, pois a sua equipe faz o seu segundo jogo em casa contra a Jacuipense, da Bahia, que vem à Paraíba com um verdadeiro bicho papão, após duas partidas e dois resultados positivos.     
  

Imitadores de DEUS

Qual o maior prazer de um pai ao ver seu filho? Como pai de três meninos sinto-me com a enorme responsabilidade de ser um exemplo para a vida deles. Minha alegria é quando os vejo agindo de acordo com a Palavra de Deus. Mas o que alegra, e ao mesmo tempo acende um alerta em meu coração, é quando eles imitam minhas ações; alegria quando é algo bom, alerta quando é algo ruim. Querendo ou não meu exemplo pode influenciar positiva ou negativamente meus filhos.
Pr. Gilson Jr. - Igreja Batista do Estoril - Bauru-SP
O apóstolo Paulo escrevendo aos efésios diz: “Portanto, sede imitadores de Deus, como filhos amados” (Efésios 5:1). Alguém poderia questionar essa palavra e dizer: “Como podemos imitar a Deus? O que Paulo quis dizer com isso?”. É interessante notar que o apóstolo usa o vocábulo mimêtai, do qual deriva a palavra mimetismo em português. Aqui o vocábulo diz que devemos literalmente imitar a Deus, pois o verbo (mimêtês) significa estritamente “tornar-se”.
Mas alguém poderia ainda me questionar: “Mas em português mimetismo aponta a imitação como uma adaptação da realidade. Não seria isso algo falso?”. Ainda outros poderiam questionar da seguinte forma: “Será que Paulo está sugerindo que nós devemos nos tornar como Deus, assumindo um caráter “divino em menor grau”?”. Bem, respondemos assim as duas perguntas.
Paulo não está sugerindo uma simples imitação como adaptação da realidade, como se colocássemos uma máscara e vivêssemos como um personagem. Também o apóstolo não está dizendo que devemos ser “pequenos deuses”, pois a Escritura é muito clara: “[...] Não darei a minha glória a outro [...]” (Isaías 42:8). A visão é clara, pois aqueles que foram alcançados pela graça de Deus foram feitos filhos de Deus pela mesma graça (cf. João 1:12). Ora, se foram tornados filhos, qual o desejo do Pai senão que esses filhos sigam Seu exemplo e vivam como Ele?
No texto original não há divisão entre capítulos e versículos, de modo que a afirmação paulina se baseia num argumento já explanado pelo apóstolo antes. No final do capítulo 4 Paulo explana que não devemos viver como vivem os gentios “[...] em pensamentos fúteis, obscurecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância e dureza do coração” (4:17b,18). Esse estilo de vida é marcado pela insensibilidade, depravação e impureza (4:19) e não reflete o que aprendemos de Cristo (4:20). Paulo ainda argumenta que, se eles foram de fato ensinados a seguir a Cristo (4:21), sabem que foram chamados a se despir da velha natureza (4:22), sendo renovados mente (4:23) e se revestindo da nova natureza “[...] criado segundo Deus em verdadeira justiça e santidade” (4:24). Essa nova natureza significa abandonar a mentira e falar a verdade (4:25), não deixar  ser dominado pela ira (4:26), não dar lugar ao Diabo (4:27), deixar de roubar para trabalhar arduamente e compartilhar com outros a bênção (4:28), ter uma linguagem sadia e edificante (4:29), não entristecer o Espírito Santo (4:30), eliminar do coração sentimentos odiosos e amargos (4:31), mas ser bondoso, compassivo e perdoador, seguindo o exemplo de Deus em Cristo (4:32). É nesse contexto que Paulo nos diz: “Portanto, sede imitadores de Deus, como filhos amados”.
Mas vale salientar que essa explanação de Paulo nada mais é que aquilo que Cristo disse no Sermão do Monte: “Sede, pois, perfeitos, assim como perfeito é o vosso Pai celestial” (Mateus 5:48). E o que significa ser perfeito aqui na declaração de Jesus? Certamente não tem a ver com a ideia de perfeição do ponto de vista humano. No texto de Mateus temos o vocábuloteleios que significa completo. Ou seja, Jesus tinha em mente que o caráter de Deus deveria ser completo naqueles que dizem ser Seus filhos.
Por isso Paulo vai dizer logo em seguida: “e andai em amor como Cristo, que também nos amou e se entregou por nós a Deus como oferta e sacrifício com aroma suave” (Efésios 5:2). Isto é, ser um imitador de Deus é andar – no sentido de viver (peripatéô) – como Cristo, que é o verdadeiro modelo e guia. O diferencial entre viver como Cristo e seguir meramente uma religião é o amor. O amor a Deus e ao próximo torna-se a grande característica da vida diária cristã. Jesus Cristo viveu a nossa humanidade, sem pecado, e nos deu Seu exemplo do qual serve como cópia e exemplo a ser seguido.

Portanto, imitar a Deus não é fruto de um esforço humano que se pauta na única preocupação de seguir regras e normas para no final sentir-se consolado e feliz com a autojustificação. Esse é o objetivo da religião em si: buscar seguir regras que deem ao ser humano um motivo para se orgulhar. No entanto, essa é a diferença entre a religião humana e o cristianismo autêntico: o amor a Deus que nos faz viver para agradá-lO em todo tempo. E assim, como filhos que olham com admiração e amor ao pai, e desejam imitá-lo, da mesma forma somos chamados a olhar para o alto (Colossenses 3:1-3) e contemplar o Pai em admiração, temor e amor, vendo Cristo à Sua direita e tendo Nele o objetivo de nossa vida: andar como Cristo andou para ser imitadores de Deus.

Notícias da UEPB


Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba abre inscrição para 6ª Semana de Humanidades


De 28 a 31 de outubro, o Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, realiza a 6ª Semana de Humanidades com o objetivo de estabelecer um espaço de discussão, troca e construção de saberes. Os interessados em apresentar trabalhos têm até o dia 5 de agosto para efetuar suas inscrições, exclusivamente pelo endereço eletrônico http://semanadehumanidades.wix.com/ch-uepb#!student-life/c11m6.
Com o tema “Formação de Professores e Direito à Educação”, o evento preza pela diversidade e multiplicidade de culturas através do compartilhamento de conhecimentos voltados para a formação de cidadãos capazes de compreender e conviver em meio ao novo contexto sociocultural do Século XXI.
A sexta edição do evento apresenta uma vasta programação que abrange as áreas de Direito, Letras, Educação, Geografia e História. Estão sendo disponibilizados 31 minicursos e 25 simpósios temáticos, além de palestras, mesas redondas e atividades culturais.
Mais informações sobre o evento e a programação completa podem ser acessadas através do endereço eletrônicohttp://semanadehumanidades.wix.com/ch-uepb.


Botafogo empata com Fortaleza e continua entre os quatro primeiros de seu grupo na Série C

O Botafogo obteve um bom resultado  neste sábado (26) ao empatar sem abertura de contagem com o Fortaleza em jogo realizado na Arena Castelão. Com o empate o time paraibano continua entre os quatro primeiros de seu no Brasileiro da Série C.
"Foi um resultado heroico" - assim classificou o treinador do BELO, ressaltando que  os jogadores do seu time não agrediram o adversário com ele esperava, mas souberam se defender e suportar o volume de jogo do adversário, que pressionou e teve chances de conquistar um resultado positivo.
O Fortaleza ainda desperdiçou uma penalidade máxima cobrada pelo atacante Robert, bem defendida pelo goleiro Carlos, que substituiu muito ao titular Genivaldo.

Treze joga hoje contra Payssandu  

Hoje, o Treze enfrenta o Payssandu em jogo programado para o Estádio Presidente Vargas, numa partida em que a torcida do alvinegro espera um resultado positivo de sua equipe, que vem de um empate contra esse mesmo Fortaleza, só que dentro de casa.
Obtendo a vitória o Treze passará para uma posição mais confortável na tabela, aproximando-se mais dos quatro primeiros colocados.     

     

26 de julho de 2014

Botafogo empata com o Fortaleza

O Botafogo, um dos nossos representantes no Brasileiro da  Série C, jogou neste sábado e conseguiu um importante resultado ao empatar sem abertura de contagem  com o Fortaleza. A partida foi realizada na ARENA CASTELÃO na capital cearense. 

Botafogo enfrenta Fortaleza pela Série C


Botafogo tem jogo difícil contra o Fortaleza
Após ser desclassificado da Copa do Brasil, ao perder para o Santa Cruz  do Recife na última quinta-feira, no Estádio José do Rêgo Maciel, por dois tentos a um, o Botafogo, um dos nossos representantes no Brasileiro da  Série C joga neste sábado em Fortaleza, contra  a equipe do mesmo nome. O time alencarino, que passa por uma boa fase é um adversário perigoso e difícil para o esquadrão paraibano, pois ocupa o primeiro lugar na tábua de classificação do campeonato da terceira divisão.
Para a partida deste sábado, dois desfalques do time de Marcelo Villar, um é o atleta Pio, um dos destaques do meio-campo do tricolor e, o outro, o goleiro Genivaldo, considerado o PAREDÃO da defesa  do representante paraibano. . Ele recebeu o segundo cartão amarelo e cumpre suspensão automática.
Para a torcida do campeão estadual, mesmo levando-se em consideração a vantagem que levam os cearenses por jogarem em casa, o Botafogo tem chances de obter um bom resultado, senão a vitória, pelo  menos um empate, que valeria para manter equipe entre os quatro primeiros colocados.

Treze joga no domingo

O Treze, por sua vez, atua no estádio Presidente Vargas, em Campina Grande, contra o Payssandu de Belém do Pará, numa partida onde uma vitória do alvinegro campinense o deixa pertinho dos quatro primeiros colocados.   
Torcida promete lotar o PV e empurrar o Galo

Para o treinador Givanildo Oliveira, uma vitória será importante, pois deixará  a equipe do bairro de São José numa posição mais confortável, após o empate dentro de casa contra o Fortaleza, para ele, não tão negativa como afirmaram alguns jornalistas.
Ele acredita numa vitória do Treze, pois a time vem crescendo, além de contar com um elenco. Lamenta apenas a ausência do cabeça de área Alan, que será substituído pelo experiente Charles Wágner.


25 de julho de 2014

4º Seminário de Saberes Arquivísticos da UEPB

Workshops, mesas de discussão, palestras, mostras de linguagem, exibição de pôsteres e comunicações orais são algumas das atividades programadas para a 4ª edição do “Seminário de Saberes Arquivísticos: vivências de linguagens e práticas sociais na universidade”, começou neste dia 25 de julho e segue até a 1º de agosto, no Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa.
O evento, que é promovido pelo projeto “Seminário de Saberes Arquivísticos – SESA” com o apoio da coordenação do curso de Arquivologia da UEPB, conta com a participação de docentes e discentes do referido bacharelado na organização das atividades.
Durante as atividades serão discutidas aspectos relacionados à arquitetura da informação, acessibilidade e usabilidade, a escrita monográfica sem mistério, as possibilidades de inserção do arquivista no mercado de trabalho, resolução de questões de português e arquivologia de concurso, entre outros.
As inscrições para o evento podem ser realizadas através do site do Projeto SESA enquanto houver vagas. Outras informações: http://generosnoensinosuperior.blogspot.com.br/.

24 de julho de 2014

Universidade Estadual promove Encontro de Formação Inicial de Professores de Língua Portuguesa



A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, entre os dias 28 e 30 de julho, das 18h30 às 21h30, no Auditório II do Centro de Integração Acadêmica, em Campina Grande, o 2º Encontro de Formação Inicial de Professores de Língua Portuguesa da UEPB, que neste ano aborda o tema “Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Médio”.
O evento, que é gratuito e aberto à comunidade acadêmica e demais interessados, conta com os apoios institucionais do Departamento e da Coordenação de Letras e Artes da UEPB – Câmpus I e surge a partir das ações de pesquisa, monitoria e intervenção docente desenvolvidas nos Estágios Supervisionados III e IV da disciplina de Língua Portuguesa, sob a orientação do professor Linduarte Pereira Rodrigues.
De acordo com os organizadores, o evento tem em vista discutir a formação do professor de Língua Portuguesa que atua no término do Ensino Básico e do Ensino Médio, período em que se espera que os alunos atendam aos requisitos básicos sobre o uso do Português em suas práticas sociais institucionalizadas pela escola, família, igreja, trabalho e outros domínios.
Além disso, também toma como meta um direcionamento de formação do humano, proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), documentos oficiais que norteiam a prática docente no Ensino Básico e consequentemente a formação do professor. O evento conta ainda com lançamento de livros e sessões de autógrafos.

23 de julho de 2014

2º Seminário Interdisciplinar Desenvolvimento Humano e Educação Escolar


Resultado de imagem para imagem campus da uepb em campina grande

A Coordenação do curso de Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, nesta quarta-feira (23), das 20h30 às 21h30, no Auditório II do Centro de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, o seu 2º Seminário Interdisciplinar, coordenado pelas professoras Rosemery Alves e Maria da Guia Rasia.
O seminário tem como objetivo consolidar os debates sobre Desenvolvimento Humano travados nas disciplinas oferecidas pelo curso, bem como integrar os discentes e docentes da graduação e da pós-graduação. Serão oferecidas 60 vagas e as inscrições podem ser feitas no local do evento. Todos os participantes receberão certificado.

22 de julho de 2014

A COPA que se foi


Passou a Copa do Mundo e, mais uma vez ficou claro que não sabemos perder e somos falastrões, verdadeiros campeões do negativismo e somente encontramos defeitos no que possuímos.
Nenhum selecionado, até hoje, apesar do fracasso da nossa participação na competição futebolística encerrada, tem o nosso número de títulos mundiais. Para alguns comentaristas, aliás, para a maioria deles, estamos sem craques, sem treinadores e, somente capacitados são os de fora, notadamente os europeus.
Reconhecemos, e, não de hoje, que a incompetência dos dirigentes do futebol nacional é uma verdade. Desde o tempo de CBD, e eu era menino, a figura do dirigente João Havelange já era contestada. Mesmo assim, esse cidadão chegou a ser dirigente da FIFA. Após certo tempo, passou a ser uma figura criticada e, temos que admitir, sempre foi um “sabido demais”, como se diz na gíria popular. Mas, não podemos negar, que os dirigentes de hoje dessa verdadeira madrasta do futebol mundial, continuam fazendo bobagens e sendo criticados. O Ricardo Teixeira também foi e, os atuais, continuam no mesmo ritmo de incompetência.
No cenário local – Paraíba – sempre fui testemunha, quando ainda era criança e nos últimos anos como jornalista, que a imprensa nunca morreu de amores pelos dirigentes da FPF, desde Genival Leal de Menezes, passando por Juracy Pedro Gomes até Dona Rosilene, que terminou sendo destituída do cargo para dar lugar aos integrantes de uma famosa junta, mais clubística do que de verdadeiros dirigentes, que ainda nada fez pelo nosso futebol, em termos é bom que se diga de organização. As bobagens e o apoio aberto à determinada agremiação são patentes, para um clube que, nos últimos anos vem bem e não precisaria desse escancarado patrocínio.
Mas, voltando à nossa seleção, após essas considerações temos que repetir que jogadores de qualidade existem. Eles despontam naturalmente, não são fabricados por treinadores, nem por dirigentes de clubes ou entidades.
Pelé, Gerson, Rivelino, Garricha, Jairzinho, Djalma Santos, Dida, Vavá e tantos outros não foram fabricados em laboratórios. Precisamos dar condições de treinamentos aos atletas num clube? Precisamos, é claro! Para isso, no entanto, necessitamos de planejamento, pois organização nunca fez mal a ninguém. Foi o que faltou para os nossos meninos. Faltou-lhes mais tempo para treinamentos, quer técnico, quer físico. Esses dois fatores dariam, naturalmente, maior rendimento coletivo dentro de campo, não necessariamente o título, pois esse é uma contingência do jogo. Não foi Felipão que SOUBE TREINAR. Na verdade, para sermos justos, os jogadores selecionados chegaram tardiamente para o trabalho de preparação, motivo maior para o desastre do rendimento coletivo.
A seleção da Alemanha campeã e, com justiça, representa o resultado de um trabalho de vários anos, inclusive de resultados negativos, como por exemplo, uma pífia participação, com esses mesmos jogadores e treinador na última EUROCOPA, QUANDO FOI DESCLASSIFICADA ficando na última colocação.
Por fim, esses jogadores brasileiros desta Copa, são os mesmos que passaram por uma categoria de base da CBF, e, chegaram ao time titular com méritos, tanto que, foram contratados em sua maioria pelo futebol europeu. Desaprenderam? Somente jogam lá nos seus times? Claro que não. Faltou-lhes humildade e mais cuidado nos treinamentos, o que sobrou claramente na outras equipes, até na Argentina, que mesmo não jogando o seu melhor futebol contou com jogadores mais preparados e com vontade de jogar.
Não venham, pois, com esse conversa mole de treinadores de fora, de que estamos defasados, ultrapassados e sem craques. Estamos sem organização e planejamento pela incompetência de nossos dirigentes. E, temos também que acabar com essa bobagem de utilizar na maioria das convocações jogadores que atuam fora. Precisamos valorizar os que atuam aqui, aqueles que estamos vendo jogar e, treiná-los e prepara-los melhor. O resto é conversa de alguns idiotas que usam microfone e escrevem para qualquer que seja o meio pensando que são treinadores e que somente a coisa anda certa na casa do vizinho. Precisamos saber perder.        
   



15 de julho de 2014

Farmácia Escola da UEPB desenvolve produtos fitoterápicos destinados a p...

UEPB NOTÍCIAS

Cineclube Machado Bittencourt promove exibição do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”


tersolHá 50 anos foi lançado um dos mais importantes filmes da história do cinema brasileiro: “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, do diretor Glauber Rocha. Como forma de prestar homenagem ao cinquentenário do filme, o Cineclube Machado Bittencourt, projeto de extensão do Departamento de Comunicação (DECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), exibe na próxima quinta-feira (17), a primeira obra do diretor baiano a ser lançada em DVD.
A sessão acontece a partir das 16h, na Sala 213 do Centro de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó. “Deus e o Diabo na Terra do Sol” foi realizado em meio à convulsão política do país, de 1963 para 1964, e estreou em três cinemas do Rio de Janeiro, no dia 10 de julho de 1964. Suas primeiras sessões privadas, realizadas nos meses anteriores, já haviam provocado assombro nos convidados de seu diretor.

Para os críticos de cinema, a trama diz mais sobre o Brasil do ponto de vista identitário do que sobre o período específico do golpe militar. Trata-se de uma livre adaptação da peça ateia-existencialista. Exibido em Cannes na mesma edição para a qual foi selecionado Vidas Secas, “Deus e o Diabo” levou seu diretor a estreitar os laços com a prestigiosa crítica francesa, além de apresentar o Cinema Novo ao circuito dos grandes festivais europeus.

8 de julho de 2014

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas esclarece sobre diferenças de vantagens em folha de pagamento

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) presta os seguintes esclarecimentos a respeito dos lançamentos de diferenças de vantagens, em folha de pagamento, em favor de Técnicos Administrativos e de Professores da Instituição:
1 – No mês de abril de 2014, foram lançadas 24 progressões de professores, totalizando R$ 15.769,97, e um retroativo referente a essas ascensões, no valor de R$ 67.844,47. Como o impacto desses montantes era pequeno em relação ao valor da folha daquele mês, foi autorizado o lançamento dos dois valores: da implantação e do retroativo.
2 – No mês de maio de 2014, foram lançadas mais 110 progressões de professores, totalizando R$ 115.694,20. Entretanto, não foi lançado o montante de R$ 404.071,11 referente aos retroativos daquelas ascensões, pelo impacto que esse montante representaria para o valor da folha daquele mês e o descompasso dela em relação ao valor do duodécimo mensal repassado efetivamente para a UEPB. Foi autorizado, então, o lançamento desses valores referentes aos retroativos para o mês subsequente (junho de 2014), o que realmente ocorreu, como pode ser percebido nos contracheques dos professores promovidos.
3 – No mês de junho de 2014, foram lançadas mais 96 progressões de professores, totalizando um montante de R$ 89.670,79, e os valores referentes aos retroativos das progressões lançadas no mês de maio de 2014, totalizando um montante de R$ 404.071,11. Os valores referentes aos retroativos das progressões lançadas no mês de junho de 2014 serão pagos, também, no mês subsequente (julho de 2014), pelo impacto que representaram, em junho, os lançamentos dos montantes das implantações das progressões daquele mês (junho) somados aos valores retroativos das progressões lançadas do mês anterior e que tornaram o montante da folha perigosamente próximo do valor do duodécimo mensal repassado, a qual só foi possível o pagamento pelo aporte adicional no duodécimo repassado de forma emergencial pelo governo estadual, neste mês.
4 – Ainda no mês de junho de 2014, foi autorizado o lançamento de retroativo referente à diferença salarial do aumento de 6 % concedido em janeiro de 2014 e efetivamente ainda não pago, também motivado pela escassez financeira do duodécimo mensal da UEPB, apenas para a classe “A” dos técnicos administrativos e para a classe de graduados de professores, ficando esse retroativo das demais classes de técnicos administrativos e de professores programado para os meses de julho e agosto do corrente ano.
Professor
 Sandy Gonzaga de Melo
Pró-reitor de Gestão de Pessoas

6 de julho de 2014

Adeus amigo! Aliás, até breve!



Toda perda é irreparável, especialmente das pessoas que nós gostamos. Daqueles que viveram o nosso dia-a-dia, que seguiram caminhos profissionais iguais aos nossos. Uma dessas perdas  que estamos a sentir neste momento é do  querido jornalista Luismar Resende de Assis.
Somente quem viveu ao lado dele sabe defini-lo perfeitamente. Nós tivemos esse privilégio, desde o início de nossa trajetória jornalística que, certamente, cresceu pelos conselhos, pelos ensinamentos e apoio que por ele nos foi proporcionado. Somente a sua companhia nos momentos vividos ao lado, nos dava segurança nas realizações de nossas tarefas diárias. Até mesmo naqueles momentos em que ele ficava bravo com algo que não dava certo, nós sabíamos compreendê-lo, entendendo que os seus gestos, às vezes, aparentemente indelicados, ocorriam por um aspecto o qual aprendemos a entender e dar-lhe razão. Ele gostava de tudo correto, certo, sem deslizes. Era um eterno perfeccionista. Um senhor e exigente profissional.
Dele recebemos muitas oportunidades, como acompanhamos, também, nas mais diversas ocasiões, o apoio por ele dado, sem nada em troca, aos colegas de profissão, notadamente aos que viviam diariamente ao seu lado.
Jamais esqueceremos os nossos trabalhos por onde passamos juntos, na TELPA e nos meios de comunicação, na companhia de grandes companheiros. Tivemos o prazer de trabalhar com equipes memoráveis, de profissionais como, Jost Van Damme e Manoel de Deus (no Sistema TELEBRÁS) e,na imprensa, Deodato Borges, Enildo Siqueira, Joselito Lucena, Antônio Alberto de Queiroz, Gilberto Carvalho, Edmilson Antônio, Wilson Maux, Magidiel Lopes, MacDowell Holanda, Clóvis de Melo, Bartolomeu Cavalcanti, Joel Carlos e tantos outros, cujo nomes, neste momento de tristeza e perda, não nos permite lembrar. Aliás, querido amigo Luismar, neste momento, você já deve estar ao lado de alguns desses nomes citados que, lamentavelmente, também, já se foram.
De uma coisa fique certo, querido amigo e irmão, a nossa saudade é imensa, pois deixaremos de ouvir as suas histórias e conversas agradáveis nos nossos encontros quase que diários, nas mesas do cafezinho São Braz, no Manaíra Shopping.  A  partir de agora não teremos mais você e, sem você, os que costumeiramente para lá se dirigiam, para ouvi-lo, para se atualizar e dar gostosas gargalhadas com o seu jeito inconfundível de falar. E com o seu vozeirão incomparável.
Mais cedo ou mais tarde, todos iremos nos encontrar com você, pois a sua caminhada hoje iniciada, será a de todos nós. Adeus amigo! Aliás, até breve!