15 de julho de 2014

UEPB NOTÍCIAS

Cineclube Machado Bittencourt promove exibição do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”


tersolHá 50 anos foi lançado um dos mais importantes filmes da história do cinema brasileiro: “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, do diretor Glauber Rocha. Como forma de prestar homenagem ao cinquentenário do filme, o Cineclube Machado Bittencourt, projeto de extensão do Departamento de Comunicação (DECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), exibe na próxima quinta-feira (17), a primeira obra do diretor baiano a ser lançada em DVD.
A sessão acontece a partir das 16h, na Sala 213 do Centro de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó. “Deus e o Diabo na Terra do Sol” foi realizado em meio à convulsão política do país, de 1963 para 1964, e estreou em três cinemas do Rio de Janeiro, no dia 10 de julho de 1964. Suas primeiras sessões privadas, realizadas nos meses anteriores, já haviam provocado assombro nos convidados de seu diretor.

Para os críticos de cinema, a trama diz mais sobre o Brasil do ponto de vista identitário do que sobre o período específico do golpe militar. Trata-se de uma livre adaptação da peça ateia-existencialista. Exibido em Cannes na mesma edição para a qual foi selecionado Vidas Secas, “Deus e o Diabo” levou seu diretor a estreitar os laços com a prestigiosa crítica francesa, além de apresentar o Cinema Novo ao circuito dos grandes festivais europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário