20 de fevereiro de 2014

Notícias da UEPB


Museu do Artista Popular da Paraíba (MAPP) será aberto ao público no dia 5 de junho

Em reunião técnica realizada na manhã desta quarta-feira (19), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) definiu a data de início das atividades do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), conhecido como Museu dos Três Pandeiros. O MAPP será aberto ao público a partir do dia 5 de junho. A obra foi projetada pelo gênio da arquitetura mundial, Oscar Niemeyer, e entregue finalizada em dezembro de 2012, mas o museu precisou concluir seu projeto museológico e promover uma readaptação para ganhar novos elementos culturais e entrar definitivamente em funcionamento.

Participaram da reunião representantes das pró-reitorias de Extensão, Gestão Administrativa e Cultura, respectivamente, professores José Pereira, Célia Regina Diniz e Chico Pereira; além do procurador geral da UEPB, Ebenezer Pernambucano de Limoeiro; o coordenador de Comunicação, Hipólito Lucena; o diretor do MAPP, Fernando Moura; o diretor do Museu Assis Chateaubriand, Ângelo Rafael; o historiador Raul Córdula; os engenheiros da Pró-Reitoria de Infraestrutura e representantes das empresas HBC Moura e AP Engenharia.

Um treinamento com a equipe de manutenção do museu será realizado no dia 17 de março. Os representantes da AP Engenheria e HBU Moura garantiram que até o dia 30 de março todos os ajustes da obra e do mobiliário serão entregues. O pró-reitor de Cultura, professor Chico Pereira, relatou que o prédio está totalmente pronto, com ajustes inclusive nas rampas que tiveram os parapeitos refeitos sem ônus para a UEPB.

O espaço foi readaptado para receber os novos elementos culturais, que contemplam música, dança, artesanato e culinária da região nordestina. “Existe um compromisso dos segmentos envolvidos para que no dia 5 de junho, data escolhida pelo reitor Rangel Junior, o museu seja inaugurado”, afirmou Chico Pereira. Segundo ele, o acervo do MAPP está guardado no Museu Assis Chateaubriand (MAC), no Centro de Cultura e Artes e na Biblioteca Átila Almeida, no Câmpus de Bodocongó. “Temos um prédio, um acervo, um projeto museológico e só falta agora os acabamentos finais para fazermos a inauguração”, observou o pró-reitor.

De acordo com Chico Pereira, o acervo do MAPP é muito rico e voltado para o resgate das tradições populares, dando espaço, inclusive, a uma homenagem a Jackson do Pandeiro. Terá ainda uma parte dedicada ao cordel, com seus repentistas e poetas populares, e outra dedicada ao artesanato paraibano.


Universidade Estadual vai ofertar curso de formação de professores na área de Educação Física

Dentro da política de fortalecimento das ações para formação de professores da rede pública de ensino da Paraíba, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai ofertar, a partir do segundo semestre deste ano, mais um curso de formação docente na proposta do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR). Trata-se do curso de Educação Física, que já obteve aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes).

O curso será ofertado nos câmpus de Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro e Patos. Estão sendo ofertadas 40 vagas para cada câmpus, totalizando 240 vagas. Ele é voltado especificamente para os docentes sem formação superior ou aqueles que mesmo tendo a formação estejam interessados em realizar curso na área em que atua em sala de aula.

A pré-inscrição no curso está sendo realizada por meio eletrônico, pela Plataforma Freire, acessível no endereço eletrônico http://freire.mec.gov.br. O interessado deve clicar no link “Currículo do professor”, preencher os dados solicitados e em seguida clicar em “Previsão de oferta” para selecionar o curso e a localidade de escolha. Apenas professores da rede pública estadual ou municipal podem participar do curso.

As aulas terão início no segundo semestre de 2014, conforme calendário acadêmico da UEPB, e serão ministradas presencialmente todos os sábados. O curso totalizará carga horária igual ao curso de graduação em Educação Física, ofertado pela Instituição no Câmpus de Campina Grande.

Para a professora Eliane Moura, pró-reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância, as ações voltadas à formação de professores que a UEPB desenvolve as fazem estar cada vez mais presente na comunidade, através do trabalho acadêmico curricular, e preenche uma grande lacuna que existe no ensino público paraibano, uma vez que há uma demanda significativa de formação docente em várias áreas do conhecimento. “Estamos percorrendo os municípios para formar professores e garantir uma educação de qualidade no Estado”, destaca a professora.

O curso de Educação Física será o terceiro ofertado pela UEPB dentro do PARFOR. A Universidade já oferta os cursos de Pedagogia e Filosofia neste sistema. Implementado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a UEPB, o PARFOR está presente em seis câmpus da Instituição, com polos funcionando em Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro e Patos.


Os professores que estão recebendo a formação em nível superior são responsáveis pelo ensino em escolas públicas das redes municipal e estadual da Paraíba. Com estas iniciativas, a UEPB se posiciona em consonância com a política de formação de nível superior do professor de Educação Básica, com o Ministério da Educação e com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), cumprindo também a sua missão de formadora de educadores reflexivos, focados na compreensão da realidade educacional e da sociedade na qual se vive.

A proposta da Instituição, de acordo com a professora Eliane Moura, é consolidar um conjunto de ações no sentido da institucionalização dos trabalhos de formação de professores, conforme planeja o reitor Rangel Junior, que inclusive transformou a Coordenadoria Institucionais de Programas Especiais (CIPE) em Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância, para que a Universidade tivesse mais condições de fomentar a educação paraibana, oferecendo formação docente de excelência, para que, desta forma, a Educação Básica do Estado eleve seus níveis de qualidade.


Núcleo de Inovação Tecnológica da UEPB realiza primeiro depósito de patente online junto ao INPI

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou a primeira deposito de patente exclusivamente de forma on-line. O pedido foi feito no último dia 13 de fevereiro de 2014 ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Trata-se de um produto inovador, criado no Departamento de Farmácia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS/UEPB), a ser utilizado na área de Odontologia. A patente se refere a uma “pasta intracanal” com atividade antimicrobiana.

De acordo com a professora doutora Ana Claudia Dantas de Medeiros, do Departamento de Farmácia da UEPB e coordenadora da pesquisa que resultou no produto que está sendo protegido, a pasta foi desenvolvida a partir de plantas medicinais provenientes do semiárido nordestino e deverá ser bastante utilizada na Odontologia, mais especificamente na área da Endodontia, com o objetivo de eliminar microrganismos que sobreviveram ao preparo do canal.

Segundo a professora, “o patenteamento da pasta intracanal foi o primeiro passo visando o processo de transferência tecnológica e deverá trazer o reconhecimento do potencial científico e tecnológico da UEPB”. Com a mais nova patente, a UEPB passa a ter sete produtos em fase de proteção junto ao INPI.

Para que o depósito online acontecesse, a equipe do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT) participou, em Recife (PE), de um treinamento com técnicos do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, no intuito de tornar mais eficaz o processo de pedido de patente.

“A solicitação on-line facilita e torna mais ágil todo o processo, já que antes era preciso ir até a representação do INPI, em João Pessoa, e também imprimir toda a documentação. Agora há economia de papel e de tempo, pois antes aguardávamos cerca de três meses apenas para receber o número do protocolo, o que agora recebemos desde a hora do cadastro”, explicou a professora Simone Silva dos Santos Lopes, coordenadora do NITT/UEPB.

O NITT da Universidade Estadual é responsável pela gestão da propriedade intelectual e pela transferência de tecnologias de produtos elaborados pela Instituição e continua recebendo as propostas de invenções advindas de atividades institucionais para avaliação do potencial tecnológico e registro de patentes. Outras informações sobre as ações do NITT podem ser adquiridas pelo telefone (83) 3315-3383 ou através do email nitt@uepb.edu.br.

NUTES oferta 22 bolsas de Iniciação Tecnológica para graduandos da UEPB e outras IES

O Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou o edital do processo seletivo simplificado para os graduandos que desejam concorrer a bolsas de Iniciação Tecnológica, dentro do Programa de Cooperação Técnica entre o Ministério da Saúde (MS) e a Universidade.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 22 bolsas para o projeto “Estruturação do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde”. As inscrições estão abertas de 18 de fevereiro a 7 de março e podem participar os alunos que estejam regulamente matriculados em curso de graduação de instituições de ensino superior (IES) públicas ou privadas, que possam dedicar 16 horas semanais ao projeto e que tenham perfil adequado à atividade a ser desenvolvida, de acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq).

Os interessados devem realizar inscrições na Coordenação do NUTES, localizado no Bloco de Biologia/Enfermagem do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Câmpus I, em Campina Grande, portando os seguintes documentos: ficha de inscrição devidamente preenchida, comprovante de matrícula atualizado e histórico escolar com coeficiente de rendimento.

Um dos objetivos do programa é permitir que a UEPB, com a consolidação e qualificação do NUTES, desenvolva pesquisas aplicadas no campo da Engenharia Clínica/Biomédica, em especial nas tecnologias estratégicas ao SUS.

Outras informações podem ser adquiridas através do telefone (83) 3315-3336, do e-mail nutes@uepb.edu.br ou do site nutes.uepb.edu.br. Ver detalhes em http://www.cnpq.br/areasconhecimento/index.htm . O edital completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no endereço eletrônico www.uepb.edu.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário