27 de outubro de 2013

Botafogo e Treze: nada a lamentar

O domingo bem que poderia ter sido mais alegre para o futebol paraibano, pois todos esperavam uma vitória dos nossos representantes, diante de um representante gaúcho e de um goiano. Não deu, mas, nem por isso temos que lamentar as performances das nossas equipes.

Na partida do estádio Serra Dourada, em Goiânia, o Treze de Campina Grande enfrentou o Vila Nova tentando reeditar uma vitória, perder por uma diferença de um gol, ou mesmo, empatar. Nenhuma dessas possibilidades foi possível, no entanto, ao olharmos para trás, não podemos deixar de reconhecer que o Galo da Borborema terminou surpreendendo a todos, realizando uma grande campanha, após uma pífia participação no início da competição.

A Série C é uma competição difícil, e sempre foi, especialmente, esta que está chegando ao fim, pois o nível das equipes participantes foi muito igual e, até os jogos da fase final, a pontuação das agremiações deixava bem clara essa igualdade técnica. O Fortaleza, tradicional equipe nordestina ficou de fora do final da competição no último jogo e dentro de casa, diante de um Castelão lotado.

A  participação do Treze podemos afirmar que foi excelente. Os que nos acompanham neste raciocínio sabem as razões, sabem como ocorreu a recuperação do alvinegro e a luta para não ser rebaixo. Não conseguiu chegar ao fim e lutar pela conquista da Série B, mas, pelo menos, garantiu a permanência na Série C do ano que vem e, para a alegria dos paraibanos ao lado do Botafogo. Nada, portanto, a reclamar, mas sim, parabenizar o velho Galo, que pecou apenas numa coisa, que foi a não manutenção de uma equipe base para as disputas do campeonato, fazendo um desmanche num momento inapropriado, causando enormes dores de cabeça ao seu torcedor, que foi paciente e empurrou o time para uma recuperação, que ninguém acreditava. A derrota por dois a zero para o Vila Nova foi fruto, apenas, por um dever de casa mal feito. Um a zero, ficou claro, foi pouco, Que sirva de lição.

Quanto ao Botafogo, a derrota por dois a um foi um resultado também normal, diante de uma equipe de muita tradição, porém, atualmente, inferior ao nosso representante, que poderia ter saído do Rio Grande Sul até com um empate, o que não representaria nenhuma injustiça pelo futebol apresentado, que não dos melhores, mas, deixando claro que aqui, diante de sua torcida e apresentando um melhor futebol – disso temos a convicção – irá conquistar um título nacional para o nosso futebol, que este ano está de parabéns, a começar pela conquista Copa do Nordeste por parte do Campinense.
Diante de tudo o que nos aconteceu e está acontecendo ainda, Botafogo, Treze e Campinense somente engrandeceram o futebol paraibano até agora, razão pela qual “nada temos a lamentar”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário