3 de outubro de 2013

Bairro de Manaíra: bonito e inseguro





O belo bairro de Manaíra


São trinta e dois anos vivendo em Manaíra, um dos bairros mais bonitos da minha querida João Pessoa. Um bairro que tem de tudo. São centros comerciais importantes - shoppings Manaíra e Mag - avenidas belíssimas, alguns mais comerciais do que residenciais, supermercados, centros e clínicas médicas, unidades de saúde, colégios, universidades, praças, clubes e todos os equipamentos comunitários que fazem desse bairro uma verdadeira cidade.

O progresso chegou mesmo no bairro querido, diferentemente de quando cheguei para morar, inicialmente na Avenida Edson Ramalho, a única artéria asfaltada, pois as demais ruas, pouquíssimas por sinal, eram pavimentadas com paralelepípedos. O bairro, nos anos 70/80 ainda contava com muitos espaços vazios, praças inexistiam e alguns área contavam com pouca habitação. Os que viveram esse tempo vão concordar comigo. Era uma calmaria total. Vivíamos um veraneio permanente e tranquilo, sem poluição e podendo à noite colocar as cadeiras nas calçadas e conversar com os vizinhos. Os nossos jardins bem cuidados eram mostrados a quem desejasse ver, pois os muros eram baixos e não havia preocupação com a exagerada segurança de hoje, dos muros altos com cercas elétricas.
  Que saudade daquele espaço que hoje é a praça Alcides Carneiro. Ali, todos os sábados e domingos, eram disputadas grandes partida de futebol entre as crianças, que faziam uma gostosa algazarra, própria das crianças e dos jovens. Os adultos também tinham os seus horários das peladas semanais, que geralmente começavam às 5 da manhã. Lembro de amigos que jamais esquecerei, Janca - meu companheiro de TELPA, seu irmão Coelhinho, que foram profissionais de futebol, Vado Agra, Josias, Gilson da UFPB, Eduardo Grisi e outros companheiros cujos nomes  me fogem da memória. Foram tempos bons, que evidentemente teriam que sofrer as metamorfoses naturais imposta pelo progresso. Um progresso que chegou facilitando o nosso dia-a-dia, nos proporcionando mais conforto, mais opções e qualidade de vida, mas, nos ensejando mudanças não muito agradáveis.
Praça Alcides Carneiro

  Os muros subiram, ninguém mais pode mostrar os seus jardins, as cadeiras retiradas das calçadas, as cercas elétricas foram instaladas e, não temos mais condições de caminhar tranquilamente pelas ruas.Deixamos de conversas com os vizinhos, muitos dos quais nem mais conhecemos. Os assaltos são uma constante nas esquinas, ao longo das ruas, nos bares, nas farmácias, em todos os lugares. Não existe mais  a confiança nos que transitam nas avenidas do nosso bairro, onde o bandido pode ser um adulto ou uma criança, um velhinho ou uma bonita senhora ou jovem. 
A aparência bonita do bairro, que verdadeiramente transformou-se numa cidade, infelizmente, não nos dá segurança, até mesmo dentro de nossa casas, muitas delas já invadidas, assaltadas.
Sabemos, não ser o problema da segurança na tranquila João Pessoa de hoje, somente de nossa cidade e de nosso estado, mas, entendemos, que necessário se faz melhor a proteção da comunidade. Não me perguntem como, pois sou apenas um pagador de imposto ao governo, que tem a obrigação de proteger a comunidade. Bairro de Manaíra: bonito e inseguro.    




        

Nenhum comentário:

Postar um comentário