9 de junho de 2013

Morre Frei Marcelino Santana

Frei Marcelino foi deputado de 1974/1978
Amigos, deputados e conterrâneos radicados em João Pessoa compareceram
ao salão nobre da Assembleia Legislativa (Foto Aguinaldo Mota
)
O corpo do ex-deputado Francisco Muniz de Medeiros, conhecido como Frei Marcelino de Santana, 84 anos, foi  velado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O velório começou por volta das 18h00 e se estendendo até as 22h00 de sábado (08). Após esse horário, o corpo foi trasladado para Catolé do Rocha, onde  ocorreu seu sepultamento neste domingo (09), no Cemitério Municipal.

O corpo do ex-deputado foi recebido no Salão Nobre pelo vice-presidente da ALPB, deputado Edmilson Soares (PEN), que destacou a trajetória de vida do Frei como político e religioso na defesa das classes sociais menos privilegiadas. “Frei Marcelino deixa um exemplo de luta e coragem, uma vida inteira dedicada aos mais humildes e necessitados”, comentou. 

Em Catolé do Rocha, o corpo do ex-deputado foi velado na capela do colégio Francisca Mendes, conhecido como Colégio das Freiras.
Frei Marcelino faleceu no início da tarde de sábado (08), no hospital Napoleão Laureano, onde estava internado desde o último domingo (02) se tratando de um câncer de próstata. O religioso foi deputado estadual de 1974 a 1978, período em que chegou a ocupar a 2ª Vice-Presidência da Casa de Epitácio Pessoa. Ele também foi presidente da Comissão de Negócios Municipais e Serviço Público da ALPB (1978).


O religioso dedicou a vida à educação. Era professor de Filosofia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Fundou com a ajuda de jovens professores o Colégio Técnico Dom Vital (1959), em Catolé do Rocha, onde foi vigário da paróquia local por mais de 20 anos. No mesmo ano, fundou o Sindicato de Trabalhadores Rurais da Paraíba. Foi professor de Português, Inglês, Grego e Latim, Educação Artística, Sociologia, Psicologia e Filosofia da Educação.
Como político, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores na Paraíba e fez as primeiras campanhas do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva no sertão do Estado.

Fonte: Cristiano Teixeira - Assessoria da ALPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário