17 de julho de 2013

ALPB debate obras contra a seca com ministro da Integração

Ministro Fernando Bezerra recebe deputados paraibanos

Os deputados da Comissão Suprapartidária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) participaram, terça-feira (16), de uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para debater a situação da seca e o abastecimento de água no Estado . Desde ontem, os parlamentares se encontram em Brasília para uma rodada de audiências com o Governo Federal. 

No Ministério da Integração, os deputados Gervásio Maia (PMDB), Carlos Batinga (PSC), Assis Quintans (Democratas) e João Gonçalves (PEN), discutiram sobre o projeto de ampliação do Sistema Adutor do Pajeú, em benefício de regiões do Estado, a retomada das obras da Transposição do Rio São Francisco e a revitalização dos perímetros irrigados no Estado, pertencentes ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), a exemplo de Sumé, Sousa (São Gonçalo) e Condado.

Na reunião, o ministro garantiu uma nova licitação do Projeto da Adutora para a inclusão dos municípios de Maturéia e Mãe D'água no Sistema Adutor do Pajéu, sendo agora 10 cidades beneficiadas. Ele também assumiu o compromisso de emitir a Ordem de Serviço para retomada das obras da transposição na Paraíba, na região que vai de Monteiro à Pernambuco, até o mês de setembro.

"A audiência foi de extrema importância para a população do nosso Estado, pois com a garantia de mais duas cidades no Sistema Adutor aumenta a quantidade de pessoas que deixarão de sofrer com a falta de água", destacou o presidente da Comissão Suprapartidária Gervásio Maia.

O deputado Assis Quintans ressaltou a importância da audiência e parabenizou o apoio da bancada paraibana na Câmara Federal pelas conquistas. "Agora nós estamos numa fase de emissão de ordens de serviço. Isso é muito importante e a bancada federal paraibana contribuiu bastante no apoio a Assembleia Legislativa. Temos então a esperança de dias melhores, afirmou Quintans.

Sistema Pajeú - O Sistema Adutor do Pajeú já está em execução em Pernambuco e com a construção da nova etapa também vai beneficiar a Paraíba. O projeto pretende solucionar o problema da falta de água nos municípios de Princesa Isabel, Imaculada, Desterro, Livramento, São José dos Cordeiros, Taperoá, Teixeira, Maturéia, Mãe D'água e Cacimbas.

A Comissão Suprapartidária da Assembleia Legislativa é composta pelos deputados Gervásio Maia (presidente), Carlos Batinga (vice-presidente), Assis Quintas (relator), João Gonçalves (PEN), Aníbal Marcolino (PEN), Jutay Meneses (PRB) e Hervázio Bezerra (PSDB). O deputado federal Hugo Motta (PMDB) também estava presente na reunião.


Nenhum comentário:

Postar um comentário