Decoração natalina e figurino do Auto de Natal são confeccionados com
material reaproveitado
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) ornamentou sua sede para
comemorar as festas do final de ano. Neste mês de dezembro, o Legislativo
inovou mais uma vez na decoração e já está se preparando para a apresentação do
Auto de Natal, que acontece no próximo dia 18. Realizado em conjunto com a
Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL), o espetáculo está sendo
produzido com material reaproveitado, coletado na Casa.
Esta vai ser a 11ª edição do Auto de Natal, que vai acontecer às 19h em frente
ao prédio da ALPB, na Praça João Pessoa. Aproximadamente 60 atores e músicos
vão participar da encenação. Além dos funcionários e parentes de servidores da
Casa Epitácio Pessoa, este ano o espetáculo vai contar com a participação das
bailarinas do Balé Jovem da Paraíba e do coral Maestro Pedro Santos.
O presidente da Assembleia, deputado Ricardo Marcelo (PEN), destacou a
importância do Auto de Natal como um momento especial para confraternizar com
os funcionários. “Sabemos que tudo é feito com bastante esforço dos servidores,
mas que sem dúvidas é recompensado com um espetáculo magnífico, que leva o
público a refletir sobre a passagem de mais um ano”, ressaltou.
A peça é dirigida por Kaline Brito e o texto foi elaborado pela diretora da
Divisão de Cultura da ALPB, Samara Longo, que também está produzindo o figurino
junto com a figurinista Angelina Maia. “Vamos inovar mais uma vez na composição
do figurino, que está sendo feito com copo descartável, papel ofício, jornais
velhos, revista e plástico”, explicou Samara Longo.
A decoração que está enfeitando o prédio também teve parte da ornamentação de
material reciclado e foi preparada sob os cuidados de Angelina Maia. O presépio
foi construído com jornal, rosas de papel e plástico recolhidos.
Creche da Assembleia Legislativa realiza I Mostra de Arte e Cultura
A Creche Ângela Maria Meira de Carvalho, da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), realizou nesta quinta-feira (28) a I Mostra de Arte e Cultura. O evento teve o objetivo de estimular a percepção da arte no cotidiano infantil e contou com presença dos pais, que junto com professores e demais servidores cuidam das crianças.
A Mostra foi promovida pela direção da instituição com o apoio da Mesa Diretora da Casa de Epitácio Pessoa e da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL).
Durante o evento, foram realizadas exposições de telas, textos e livros, todos produzidos pelas próprias crianças atendidas pela creche, além de apresentações de dança, brincadeiras, releitura de grandes obras de pintores famosos como Van Gogh e a reprodução viva do quadro “Brincadeiras de Criança”, de Ivan Cruz.
Os participantes ainda assistiram o grupo de percussão Baticumlata, que integra o projeto Catadores de Arte da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) de João Pessoa.
A I Mostra de Arte e Cultura encerrou o calendário de eventos da Creche em 2013. De acordo com a diretora Ingrid Pecorelli, os educadores buscaram trabalhar a arte de forma lúdica e divertida com as crianças, demonstrando para elas expressões culturais como o realismo, surrealismo e impressionismo por meio de linguagem infantil.
“Os resultados foram os melhores possíveis. Escolhemos esse projeto para encerrar com ‘chave de ouro’ todo o trabalho que realizamos ao longo do ano. É a primeira Mostra Cultura das nossas crianças e buscamos apresentar todas as formas de arte, através do desenho, da pintura e da música, entre outras. Foi muito gratificante trabalhar isso forma lúdica e divertida com as nossas crianças”, comentou.
A presidente da APPL, Crisneilde Rodrigues, destacou o trabalho e o carinho dos educadores e funcionários com as crianças, além da integração que a Creche proporciona aos pais e familiares. “Esse é um momento de orgulho, pois, estamos finalizando as nossas atividades e mostrando aos pais tudo aquilo que foi realizado ao longo do ano. A Mostra de Cultura demonstrou a integração que a nossa Creche também possui com os pais, além da difusão da cultura, algo importante que não pode ficar adormecida e que deve ocorrer desde a infância”, disse.
Também presente ao evento, a secretária Executiva de Administração e Recursos Humanos da ALPB, Mariel Farias, destacou que a realização do evento coroa o trabalho desempenhado pela Creche do Poder Legislativo, “uma instituição referência e padrão de qualidade”. “É uma creche padrão, com educadores comprometidos com a educação infantil, ambiente acolhedor, de primeira linha, que não deixa nada a desejar a nenhuma outra instituição do tipo”, comentou.
A Creche Ângela Maria Meira de Carvalho, da ALPB, presta assistência atualmente a 120 crianças, filhos de servidores da ALPB e da comunidade em geral, beneficiadas pelo Poder Legislativo, no ensino infantil II, III e IV. Nesta quinta-feira, vários pais e familiares compareceram para acompanhar a participação dos pequenos durante a realização da I Mostra de Arte e Cultura.
Um exemplo foi a auxiliar administrativa Zilene Cavalcanti, que ficou emocionada com a apresentação do filho Luiz Davi, de 2 anos. “O interessante é perceber como os educadores interagem com as crianças e a forma como eles acolhem também a nós, os pais, para que também possamos participar de momentos especiais como esse na vida dos nossos pequenos”, comentou.
O casal Roberta e Janhsen Albuquerque também acompanhou a apresentação da filha Sara Albuquerque, de 4 anos. “Fiquei feliz em estar presente e perceber o carinho dos funcionários com a nossa filha e de como a Creche cresceu e passou desenvolver ações importantes como essa”, comentou Roberta. “Foi um evento espetacular, todos os educadores e a direção estão de parabéns”, complementou Janhsen.
Texto: Ângelo Medeiros
Fotos: Aguinaldo Mota e Nyll Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário