31 de janeiro de 2018

Severino Quirino: grande nome da comunicação paraibana






Conheci Severino Quirino no rádio, com quem convivi durante muitos anos, mesmo antes de ter assinado contrato com os Diários Associados, no início dos anos 70. Desde os meus primeiros passos na imprensa campinense, já na Rádio Caturité, onde comecei em 1965, encontrava sempre o saudoso Quirino, na atividade jornalística no rádio. Ele pela Rádio Borborema, enquanto eu, meninão, começando pela minha sempre querida Rádio Caturité. Participamos de solenidades, as mais diversas, no dia a dia da cidade, como mestres de cerimonias. 
Numa solenidade do Super Mercado Serve Bem, da família Loureiro
- foto do Blog Retalhos Históricos de Campina Grande -

Depois, já Diários Associados, os nossos encontros eram mais frequentes, não apenas na Rádio Borborema, mas, também, nas reuniões semanais do Rotary Clube de Campina Grande, que se reunia na Cabana do Possidônio, Rua 13 de Maio, onde além de integrante do clube de serviços, Quirino comandava cerimoniais as programações, com leituras e atas da entidade. 


Foram períodos com oportunidades importantes para o meu aprendizado na condução de programações solenes, onde sempre o observei a sua atuação nos eventos, e a postura correta de mestre de cerimonias. Certamente, ele foi o meu ídolo nesse metier. Confesso, que aprendi muito com Severino Quirino, a arte de conduzir uma solenidade, a forma correta de formação de uma mesa, sempre com a observância exigida, e vendo a necessidade, e isso, ele me alertava, de obediência da ordem de precedência para execução dessa tarefa, da necessidade e formas de como registrar presenças, etc. Não apenas isso, os conhecimentos do jornalismo radiofônico dele foram fundamentais na formação de inúmeros radialistas campinenses, entre os quais me incluo.

Anos depois, nas aulas de Assessoria de Comunicação, já como professor e jornalista diplomado e pós-graduado, na UEPB, pude transferir o que aprendi com Severino Quirino e, na própria universidade, aos meus alunos. E tive o prazer de citá-lo em sala de aula e lembrar a sua vasta experiência neste segmento da comunicação.

Severino Quirino de Farias, seu nome por inteiro, também viveu um tempo no rádio patoense, precisamente na Rádio Espinharas, a primeira emissora de radiodifusão do Sertão. Após quatro anos fora do ar, na década de 1950 – ela foi inaugurada no dia 1º de agosto de 1950 – a emissora Pioneira da região (relato isso no livro Rádio – História e Radiojornalismo–2015 – Editoa A União), recebeu o apoio dos Diários Associados, através de seu dirigente maior, Assis Chateaubrind Bandeira de Mello. Muito amigo de Drault Ernany, que adquiriu a emissora ao seu primeiro dono, o político Pereira Lira, nomes importantes foram cedidos por Chatô para o retorno da emissora patoense, entre os quais, Severino Quirino.

Joselito Lucena, também passou pela
Rádio Espinharas
Com ele, trabalharam, afora a prata da casa formada por Ramalho Silva, Luiz Pereira (que anos depois trabalharia na Borborema), Fildany Gouveia, Orlando Xavier, Edleuson Franco, Virgílio Trindade, Batista Leitão, entre outros, Joel Carlos e Joselito Lucena, também recrutados em Campina Grande. Foi possível com uma equipe de bons valores, fazer a Espinharas voltar com uma grande equipe, destacando-se no cenário regional.

Severino Quirino, dos cedidos pelos Associados, foi quem mais tempo passou em Patos. Casou com Socorro, colega de trabalho e retornando depois à Campina Grande. Com ela formou uma família bonita, de gente inteligente, entre os quais eu lembro, um dos seus filhos, o Professor-Mestre Maio Spellman Quirino de Farias, com atuação na UniNassau.    
Severino Quirino, diante das câmeras da TV
Borborema, no ano de 1964 
Quirino, um dos mais educados radialistas que eu conheci, brilhou durante muitos anos no rádio campinense. Fez muitas amizades e, por sua simplicidade e coração imenso, conquistou uma cidade inteira. Tinha muitos admiradores. Campina jamais o esquecerá. Viveu Campina Grande intensamente. Era um trezeano de coração, mas um grande desportista. Foi um radialista que participou de importantes momentos da radiodifusão e da vida campinense.
 Passou pelos quadros da TV Borborema nos seus primeiros momentos, como noticiarista. Um bom noticiarista, acrescente-se. Na URNE/UEPB, graduou-se em Direito. Aposentou-se como Procurador do Estado.
Severino Quirino de Farias faleceu no dia 02 de janeiro de 2003. Foi sem dúvidas um dos mais destacados nomes da comunicação paraibana. 

Um comentário: