19 de janeiro de 2018

Internet e a Comunicação

Jornalista Gilson Souto Maior
A linguagem, como tentativa de comunicar-se com seus semelhantes foi a primeira grande revolução no campo da comunicação, na luta da humanidade em busca de sua sobrevivência. Isso, permitiu ao homem as com dições necessárias à transmissão do conhecimento.  Os séculos se seguiram e surgiram as codificações linguísticas, com símbolos, e, por fim a chegada dos alfabetos. Isso posto, tem início desta forma, como hoje conhecemos a civilização.
Chega a escrita, permitindo a chegada do conhecimento, independente do emissora, possibilitando o seu recebimento, por quem pudesse decifrá-la, para complemento da mensagem. A escrita desenvolveu ciência. Criaram-se raízes mais diversas do conhecimento da ciência. Desenvolveu-se a civilização, permitindo a organização do pensamento, da inteligência e da cultura, nos séculos que se passaram, até hoje. Veio a cultura, desenvolvimento da sociedade e vida social.
Para alguns, a chegada de escrita foi tão impactante na vida do homem, que determinou o fim do que conhecemos como pré-história e início da história, a qual chamamos de civilização, desenvolvida pela invenção dessa maravilhosa ESCRITA.
E, agora, todas essas mudanças foram marcantes, também, nas últimas décadas do século vinte. A chegada da Internet foi responsável por este reboliço tecnológico que vem mexendo com a sociedade. Uma ferramenta de comunicação, que pode ser considerada a mais completa tecnologia humana até hoje.

Leptop e celulares, comuns em qualquer ambiente
A interatividade e velocidade de informações que a Internet, através de suas ferramentas nos oferece, dia a dia, a todos instante, são aspectos que nos fazem pensar como será o nosso amanhã. Uma coisa é certa, o mundo já não é mais o mesmo. A sociedade é mais bem informada e de forma mais rápida, incrivelmente mais veloz.

O que espanta a todos, não é o que essa tecnologia, infiltrada em todas as camadas sociais, nos computadores, tabletes e smartfones, nos oferecerá amanhã. Sabemos, perfeitamente, que não haverá retorno, e que, as novidades, futuras são imprevisíveis. O comportamento das sociedades, sim, preocupa mais, haja vista, as significativas mudanças já sentidas por conta do uso demasiado das novidades tecnológicas, quase um vício, por parte de adultos e crianças.

Modernos smartfones tomam conta dos ambientes
Mudaram os hábitos das pessoas. Os diálogos foram substituídos pela máquina. Hoje, em qualquer ambiente, difícil é ver um grupo por inteiro a conversar. Os modernos celulares, verdadeiros computadores, substituem os diálogos e as conversas em separado, separam as pessoas e a comunicação entre pessoas, no olho a olhos já não é tão presente. Até as nossas crianças, nos surpreendem com esta tecnologia. Em casa mesmo, somos, muitas vezes, descuidados, com o uso excessivo dos celulares e computadores por parte dos nossos filhos. Internet e Comunicação, inseparáveis, importante, mas, não sendo bem usada como deve ser. Até os adultos, que hoje não pode mais prescindir dessa união, muitas vezes a utiliza de forma errada. Precisamos ter muito cuidado, pois o seu uso errado tem criado muitos problemas para a atual civilização.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário