18 de janeiro de 2018

Amigos dos primeiros momentos profissionais




 Amigos dos primeiros momentos profissionais

Gilson Souto Maior, nos estúdios da 
Rádio Caturité, no final dos anos 60 
Jamais esquecerei os meus primeiros passos no jornalismo. Inicialmente foi o rádio, um veículo extraordinário, uma grande escola, grandes amigos, muitas experiências adquiridas. Tudo começou em junho de 1965.
Foi na Rádio Caturité a primeira casa: Rua Peregrino de Carvalho, 331, segundo andar. Quando lembro esse endereço, parece que um filme sobre a minha vida, ficou gravado, definitivamente, na minha memória.
A rua que eu não esqueço, o posto de enfermagem de Manoel Joaquim Barbosa, Alonso Sapateiro, em frente, a casa de arquitetura antiga, mas, muito bonita, até hoje, que pertencia ao Dr. Gregório. Lembro dele, do seu jeito bem sério, e o cuidado que ele tinha com os nossos dentes. A mão, era pesada, mas eficiente, no trato com a dentadura do jovem locutor. “Os dentes são responsáveis pela boa dicção, meu filho” – dizia o famoso odontólogo da época, ressaltando que eu tinha uma boa qualidade vocal. É claro, que ficava vaidoso com as afirmações do Dr. Gregório.


Deodato Borges
Não esqueço, também, a Feirinha, na pracinha sem nome, mas, com o tempo, batizada pelo povo na sua livre e sábia decisão, como Praça da Feirinha de Frutas. Tudo isso, jamais saiu da minha cabeça. São imagens que fizeram parte do meu filme de vida, na minha juventude. Como esquecê-las. Como não lembrar personagens da rua. Seu Alonso, Jussara, Humberto (da família Agra), o saudoso enfermeiro do povo, Manoel Barbosa, Dona Nevinha, a enfermeira, depois vereadora, e os meninos desse casal querido, Ruy, Ranieri, Robson, Vânia, Rômulo, e, não sei se esqueci alguns ou alguns. A família era grande. Trabalhei com um deles, Rômulo, hoje, fazendo jornalismo no Maranhão.

Severino Félix

Mas, na Rádio, no meu período de aprendizado até mudar para os Associados, foram muitas amizades conquistadas. Muitos foram os amigos e professores no dia a dia da vida. Uma vida profissional, com gente que muito me ensinou e orientou; Edmilson Antônio, Evandro Barros, Gil Gonçalves, Kalil Félix (um maranhense muito querido), Dayse Silveira, Severino Félix (Biu), Magidiel Lopes, Severino Gomes (Sansão), Jurandir Araújo, Giovani Diniz, Francisco Félix, Antônio Cardoso, Antônio Costa, José Tenório, Antônio Elefante, Paulo David, as secretárias Nadir e Lizete, Deodato Borges, Carmem Cícera, Dora Guimarães, Joacir de Oliveira (na época bem menino), Luimar Resende, Macdowell Holanda, Bartolomeu Cavalcanti e Enildo Siqueira.
Spencer Hartman (falecido)
Com essa turma boa, fiz futebol, radioteatro, programas humorísticos, fui redator e noticiarista, além de um dos mais escutados disque-jóqueis da cidade de Campina Grande. Pelo menos, assim confirmavam as pesquisas da época.  
  
Depois, com o crescimento da emissora, cuja programação encantava toda a cidade, foram contratados outros nomes, que vieram a somar na qualidade da emissora da Diocese. 

Historiador Jurandir Araújo
Giovanni Diniz (faleceu em 2015)
Com a saída do Superintendente Ronaldo, um funcionário do Banco do Nordeste, responsável pela minha contratação, esse novo momento da “Mais Querida”, como era conhecida a Caturité, o novo diretor da emissora, professor José Stênio Lopes, não mediu esforços para contratar novos valores. Vieram do Recife, de uma vez só, Gilberto Carvalho, um belo noticiarista, Wilson Ribeiro, grande animador de estúdio, um senhor disque-jóquei, e Sérgio Reis, funcionário do Banco do Brasil, muito amigo do Luismar Resende. Esses nomes passaram por prefixos famosos; Rádios Clube de Pernambuco, Olinda (Racife/Olinda) e Uirapuru (Fortaleza).
Professor José Stênio Lopes

O mesmo caminho do professor Stênio, foi seguido pelo seu sucessor, professor José Cursino de Siqueira, também, um grande superintendente e administrador da Caturité. Eles, Stênio e Siqueira, foram como dois pais para mim. Devo muito de minhas conquistas na profissão a esses amigos, corretos e orientadores.





Foi um momento rico o meu início de carreira e todos os anos que marcaram o começo da minha vida profissional. A passagem pela querida Rádio Caturité, fortaleceu a minha caminhada, dando-me respaldo para importantes conquistas, as quais, espero, posteriormente, poder contar para vocês. O meu abraço! 

Edmilson Antônio 
                 
Ary Ribeiro
Clóvis de Melo
   


2 comentários: