1 de junho de 2015

Artigo de pesquisadores do Nutes da UEPB é apresentado na Itália


Um artigo produzido por quatro pesquisadores do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Instituto Franhoufer IESE, da Alemanha, foi apresentado no 8º International Symposium on Software and Systems Traceability 2015, realizado em Florença, na Itália.

Com o título “The Parameterized Safety Requirements Templates”, o trabalho foi produzido pelos pesquisadores Paulo Barbosa e Luana Sousa, do Nutes, além de Mario Trapp e Palbo Antonino, do Franhoufer. O artigo abordou a especificação de requisitos de segurança e reuso dos resultados que o instituto alemão obtivera na indústria automotiva, aplicando-os na indústria de dispositivos médicos. Os requisitos de segurança são de suma importância, principalmente na área médica, para evitar acidentes.

O coordenador do Nutes, professor Misael Morais, destacou o resultado da parceria com o instituto alemão e enfatizou que a apresentação do trabalho divulga o Nutes em nível internacional. Durante dois anos, o Núcleo manteve um termo de cooperação técnica com o IESE, no qual foi realizado o intercâmbio de pesquisadores para a transferência de tecnologia para a certificação e validação de software embarcado em dispositivos médico-hospitalares.

O 8º International Symposium on Software and Systems Traceability é um dos mais importantes eventos da área de rastreabilidade e reuniu pesquisadores e profissionais para estudar os desafios da recuperação, manutenção e utilização de rastreabilidade para as inúmeras formas de artefatos de engenharia de software. Alguns dos temas abordados foram “Teoria de software e sistemas de rastreabilidade”, “Rastreabilidade entre artefatos e processos”, “A semântica de links de rastreabilidade”, “Recuperação de links de rastreabilidade”, “Visualização de links de rastreabilidade” e “Rastreabilidade em desenvolvimento conduzido por modelo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário