2 de junho de 2015

Ballet da UEPB participa de Campanha de Popularização do Teatro e Dança com o espetáculo “Maria Maria”

Inserido na programação da 2ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança, o Grupo de Ballet da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se apresenta na próxima sexta-feira (5), no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, a partir das 20h.  Na oportunidade, o Grupo mostrará seu mais novo espetáculo, intitulado “Maria Maria”.

De acordo com um dos professores do Ballet da UEPB, Fredson de Sousa, que também assina a direção e coreografia, o trabalho foi criado com o objetivo de retratar o cotidiano e a realidade de milhares de mulheres que sofrem com a violência física e psicológica. “Além disso, houve um motivo simbólico, o fato de ter hoje uma lei que se chama Maria da Penha e que teve um papel importante na construção do espetáculo na hora da pesquisa”, explicou.

O professor acrescentou que “Maria Maria” surgiu de uma proposta do pró-reitor de Cultura da UEPB, Chico Pereira, sugerindo a criação de uma coreografia que tratasse desse tema, para ser exibida no 5º Encontro Nacional do Ministério Público sobre Violência Contra a Mulher, no ano passado. Contudo, segundo Fredson, a ideia inicial foi aprimorada e, com essa roupagem, figurino, cenário e luz, é a primeira vez que o espetáculo é apresentado. Para ele, participar da Campanha é importante para o Ballet da UEPB porque é mais um espaço para mostrar a dança e divulgar os trabalhos realizados no Centro Artístico-Cultural da UEPB e no Estado.

“Maria Maria” conta com 12 bailarinos e foi escolhido mediante uma seleção efetuada pela Associação Amigos do Teatro Municipal Severino Cabral em parceria com a Secretaria de Cultura e Teatro Municipal Severino Cabral, ocorrida em abril. Os ingressos para o espetáculo custam R$10.


Nenhum comentário:

Postar um comentário