20 de agosto de 2015

UEPB em Araruna sedia etapa regional da 37ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Pela segunda vez consecutiva, o Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus de Araruna, vai sediar uma etapa regional da 37ª Olimpíada de Brasileira de Matemática (OBM) - Nível Universitário.

Coordenada pelo professor Vital Araújo Barbosa de Oliveira, a olimpíada, em sua primeira etapa, acontece no dia 18 de setembro, a partir das 14h, e terá duração de quatro horas. A segunda etapa será realizada nos dias 17 e 18 de outubro. As provas serão aplicadas no Câmpus de Araruna. As inscrições para os interessados em participar da Olimpíada já estão abertas e podem ser feitas através do email vitaloliveira@uepb.edu.br.

De acordo com o professor Vital Araújo, o período para envio de resultados da Primeira Fase será entre os dias 22 e 30 de setembro e a data de publicação da nota de corte será no dia 2 de outubro. A data limite para envio de classificados será entre os dias 2 e 10 de outubro. Podem se inscrever estudantes de graduação de todas as instituições de ensino superior da Paraíba, das disciplinas de Matemática, Física, Engenharia Civil e Ciências Contábeis.

A prova será composta por questões de múltipla escolha, tendo entre cinco e 20 questões. Além das medalhas e certificados, os estudantes com melhor desempenho serão convidados a participar da fase nacional, que está prevista para ser realizada em outubro. A expectativa é que este ano, além dos estudantes da UEPB, participem candidatos da Universidade Federal da Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e outras instituições de ensino superior.

Os vencedores participam da Semana Olímpica, evento que dá início ao processo de seleção para integrar as equipes que irão representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, que reúnem os melhores estudantes de cada país na área, como a Olimpíada Internacional de Matemática, Olimpíada Ibero-Americana de Matemática, Olimpíada de Matemática do Cone Sul, Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários.


Criada em 1979, a Olimpíada Brasileira de Matemática visa promover a melhoria do ensino de Matemática e contribuir para a descoberta precoce de talentos para as ciências em geral. A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e tem por objetivos estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica, além de selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário