22 de agosto de 2015

Professores da Universidade Estadual colaboraram na elaboração de Guia de Livros Didáticos do MEC


Disponível on-line, o Guia de Livros Didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação (MEC), teve a colaboração efetiva de dois professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O professor de Linguística, Francisco Eduardo Vieira, do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), Câmpus de Monteiro, atuou na avaliação das coleções e elaborando as resenhas. Já o professor Rômulo Marinho do Rêgo, do Câmpus de Campina Grande participou da equipe de avaliadores.

“Foi um processo demorado, mas estamos imensamente felizes com o resultado”, afirmou o professor Eduardo Vieira. O Guia de Livros Didáticos 2016 já está disponível para professores, diretores e coordenadores educacionais da rede pública de ensino. O material contém resenhas e informações de cada uma das obras aprovadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

O período para a escolha das obras é de 28 de agosto a 8 de setembro, mas a consulta do guia já pode ser feita acessando o portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento a Educação. A novidade é que serão selecionadas obras didáticas de todos os componentes curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental: Letramento e Alfabetização Linguística, Alfabetização Matemática e Ciências Humanas e da Natureza (1º ao 3º ano); Ciências, História e Geografia (2º e 3º anos); Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e da Natureza, História, Geografia, Ciências e Arte (4º e 5º anos), além de livros com temáticas regionais para o 4º ou 5º ano.

Neste ano, os professores podem optar pela coleção integrada de Ciências Humanas e da Natureza, que engloba os componentes de Ciências, História e Geografia, ou escolher livros específicos de cada uma dessas disciplinas. Caso a instituição pública não se manifeste durante o período de escolha das obras, a ela poderá será encaminhado, indistintamente, um dos títulos aprovados de cada componente curricular.

Jogos digitais
Convenção Strike GameNexus será realizada em outubro com apoio da Universidade Estadual da Paraíba

Com apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), será realizado nos dias 11 e 12 de outubro, em Campina Grande a 1ª Convenção de Games Strike GameNexus. As atividades do evento serão desenvolvidas no Centro de Convenções Raymundo Asfora e devem envolver um público estimado em 1.500 pessoas. No local, um estande será montado para expor e comercializar livros publicados pela EDUEPB.

Além disso, durante a realização dos pré-eventos, o curso de Psicologia terá uma participação efetiva na Conferência, através de professores convidados para as mesas redondas e palestras, que irão explorar temas relacionados aos games.
Segundo o organizador do evento, Anderson Ribeiro, a parceria da UEPB será fundamental para que as metas sejam alcançadas. Ele ressaltou que o evento vai procurar inserir elementos da cultura nordestina nos jogos. A proposta é expandir o cenário dos games e fortalecer essa atividade através de segmentos culturais, como a música, a dança, o teatro e o cinema.


A convenção contará com palestras, mesas redondas com estudiosos da área e com desenvolvedores e exposições. “Estamos trazendo o Cellbits, teremos uma exposição de videogames, torneios de jogos digitais, concurso cosplay e diversas atrações que, com certeza, vão despertar curiosidade aos visitantes”, ressaltou Anderson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário