Olha o Trem!
A primeira estação ferroviária de Campina Grande foi inaugurada em 1907, contando para tal com a ação importante do então prefeito, Christiano Lauritzen.
Inicialmente, com um ramal da cidade Rainha da Borborema a Itabaiana e, em seguida, com a conclusão da ligação entre Sousa, Pombal, Patos, Campina, até o estado do Ceará.
A chagada do trem à Campina Grande, alavancou ainda mais o seu progresso, contribuindo para com o seu comércio e o surgimento do importante ciclo do algodão, o ouro branco, que projetou a cidade internacionalmente A implantação e administração do trem em todo Nordeste, foi feita pela empresa inglesa Great Western, responsável pela ferroviária até 1950.
O ramal de Campina Grande-estação de Itabaiana serviu como entroncamento para os trens que subiam ou desciam a Serra da Borborema, para pegar a Linha Norte.
Prefeito Christiano Lauritzen foi responsável pela chegada do trem A festa de inauguração, em Campina Grande Desativada a linha férrea, a estação é hoje o 'MUSEU DO ALGODÕAO' |
A chagada do trem à Campina Grande, alavancou ainda mais o seu progresso, contribuindo para com o seu comércio e o surgimento do importante ciclo do algodão, o ouro branco, que projetou a cidade internacionalmente A implantação e administração do trem em todo Nordeste, foi feita pela empresa inglesa Great Western, responsável pela ferroviária até 1950.
O ramal de Campina Grande-estação de Itabaiana serviu como entroncamento para os trens que subiam ou desciam a Serra da Borborema, para pegar a Linha Norte.
Muitos afirmam que foi o dia 7 de setembro de 1907a data da chegada do trem à Campina, no entanto, oficialmente, a data creditada por alguns historiadores é 2 de outubro.
A primeira estação – a estação velha como é ainda hoje conhecida – abriga o Museu do Algodão.
A data de 14 de fevereiro ano de 1961, marcou a inauguração, pela Rede Ferroviária do Nordeste de uma nova estação, localizada entre os bairros de Santa Rosa (Moita), Centenário (Antigo Casa de Pedra) e São José. Sua construção começou em 1957, tendo sido inaugurada quatro anos depois, comemorando o cinquentenário da chegada do trem à Campina. A década de 1980 assinalou a desativação do tráfego de passageiros em todo o ramal.
A conhecida estação nova é hoje um prédio abandonado, que bem poderia servir, quem sabe, de parada para ônibus coletivos, ou num futuro próximo, para os tão anunciados VLT – veículos leves sobre trilhos – meio de transporte anunciado para Campina Grande, que poderia ser implantado pela atual administração municipal.
A Estação Nova encontra-se praticamente abandonada |
Todos os anos, no mês de junho, um dos trechos desse ramal é movimentado – entre o Distrito de Galante e Campina Grande, com a partida de vagões do ‘Trem Forroviário’, na maior festa junina do Nordeste, o Maior São João do Mundo.
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